CuriosidadeMundo BizarroPor que estímulos visuais nojentos provocam vômito?

Por que estímulos visuais nojentos provocam vômito?

Img Mobile - Por que estímulos visuais nojentos provocam vômito?
Img - Por que estímulos visuais nojentos provocam vômito?




Quem nunca passou por uma situação de extremo nojo que trouxe à tona a vontade de vomitar? Isso é totalmente normal e acontece simplesmente por causa de um reflexo do nosso organismo.

Os estímulos visuais, ou até mesmo olfativos, que nos provocam vômitos ocorrem por causa de uma atividade diferente na área do cérebro que é responsável pelo vômito. Quando estamos expostos a este tipo de situação, a primeira reação é sentir uma certa náusea e, em seguida, vem a expulsão do conteúdo presente no estômago por meio do vômito.

Náusea
Náusea

Essa ocorrência é chamada de vômito induzido, assim como aquelas situações provocadas pelo ato de enfiar o dedo da garganta. Este é um vômito provocado por um fator externo.

Nestes casos, o vômito acontece como um mecanismo de proteção, desencadeado pela visão ou pelo olfato, sentidos relacionados ao sistema nervoso. Quando nosso cérebro recebe uma mensagem estimulada pela sensação de nojo, ele promove uma contração do estômago. Isso faz com que os receptores sensoriais sejam propagados na região do tronco encefálico, conhecida como centro do vômito.

Os receptores atuam como uma espécie de gatilho, responsável pela reação do vômito. Esse processo é marcado por inspiração profunda e por contrações nos músculos abdominais.

Existe também uma ação de memória envolvida neste processo de repulsa. Quando nos deparamos com estímulos visuais nojentos, o corpo reage como se isso fosse algo tóxico e começa a buscar na memória um instinto de prevenção.

Esse mecanismo está intimamente relacionado à memória humana. Por exemplo, uma pessoa que nasceu e viveu sua vida toda em uma fazenda, em contato com animais, não se sentirá incomodada com o cheiro ou o aspecto visual das fezes presentes em galinheiros e currais. Contudo, para uma pessoa criada na cidade, essa situação pode estimular a sensação de nojo e levar à vontade de vomitar.

Essa ação espontânea mostra que o cérebro humano é treinado pelos sentidos e, por isso, só reage em situações de repulsa, quando não estamos adaptados e não temos uma memória prévia sobre determinado estímulo.

Vômito de Bebê

Vômito espontâneo


O vômito espontâneo, ou seja, aquele resultante de algum alimento que ingerimos e que fez mal ao organismo, é uma reação de proteção do corpo. O objetivo é expelir o conteúdo que está provocando mal-estar ou a substância tóxica presente no corpo. Já o vômito induzido de forma consciente é extremamente prejudicial ao organismo e pode levar ao desenvolvimento de doenças como a bulimia.





Img - Por que estímulos visuais nojentos provocam vômito?
+ Sobre essa Curiosidade: Vômito Saúde
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Porque chocolate faz mal para saúde?

    O chocolate, quando consumido em excesso, pode ser prejudicial à saúde. Que a iguaria é irresistível, ninguém contesta, mas é preciso cuidado! Pesquisas ...
    Leram 42802 Vezes

  • Por que excesso de álcool provoca vômito?

    O consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode trazer uma série de efeitos colaterais negativos, inclusive o vômito. Quando ingerimos álcool em grande quan...
    Leram 2092 Vezes

  • Fumar ou comer ovo faz o mesmo mal à saúde?

    É difícil acreditar, mas pesquisadores da Universidade Ocidental do Canadá acreditam que comer ovo faz o mesmo mal à saúde que o vício do cigarro. Você acha...
    Leram 28191 Vezes

  • Tudo pela saúde pública - Oswaldo Cruz

    Oswaldo Gonçalves Cruz, médico e sanitarista brasileiro, fundador da medicina experimental no Brasil, nasceu em 5 de agosto de 1872, em São Luís de Paraitin...
    Leram 17241 Vezes

  • Barba protege a saúde?

    Os barbudos de plantão ficarão muito contentes ao lerem essa notícia: um estudo mostrou que a barba pode proteger a saúde. É fato que muitas mulheres não...
    Leram 22310 Vezes

  • O perigo do glúten para a saúde

    Muitas embalagens de alimentos estampam a frase “não contém glúten”. Mas o que será o glúten e como ele age no organismo humano? O glúten é uma proteína ...
    Leram 13753 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quem inventou as páginas amarelas?
  • O que causa olheiras?
  • A maldição da boneca Emília
  • Conheça os ácidos mais perigosos do mundo
  • Quanto tempo em média uma mulher consegue guardar um segredo?
  • As Pirâmides submersas do Japão - O mistério da ilha de YONAGUNI
  • 16 lugares que você nunca viu
  • Curiosidade sobre Escrita Alterada

Você Sabia?

A cadeira elétrica foi inventada por um dentista.