CuriosidadeMundo BizarroPor que estímulos visuais nojentos provocam vômito?

Por que estímulos visuais nojentos provocam vômito?

Img Mobile - Por que estímulos visuais nojentos provocam vômito?
Img - Por que estímulos visuais nojentos provocam vômito?




Quem nunca passou por uma situação de extremo nojo que trouxe à tona a vontade de vomitar? Isso é totalmente normal e acontece simplesmente por causa de um reflexo do nosso organismo.

Os estímulos visuais, ou até mesmo olfativos, que nos provocam vômitos ocorrem por causa de uma atividade diferente na área do cérebro que é responsável pelo vômito. Quando estamos expostos a este tipo de situação, a primeira reação é sentir uma certa náusea e, em seguida, vem a expulsão do conteúdo presente no estômago por meio do vômito.

Náusea
Náusea

Essa ocorrência é chamada de vômito induzido, assim como aquelas situações provocadas pelo ato de enfiar o dedo da garganta. Este é um vômito provocado por um fator externo.

Nestes casos, o vômito acontece como um mecanismo de proteção, desencadeado pela visão ou pelo olfato, sentidos relacionados ao sistema nervoso. Quando nosso cérebro recebe uma mensagem estimulada pela sensação de nojo, ele promove uma contração do estômago. Isso faz com que os receptores sensoriais sejam propagados na região do tronco encefálico, conhecida como centro do vômito.

Os receptores atuam como uma espécie de gatilho, responsável pela reação do vômito. Esse processo é marcado por inspiração profunda e por contrações nos músculos abdominais.

Existe também uma ação de memória envolvida neste processo de repulsa. Quando nos deparamos com estímulos visuais nojentos, o corpo reage como se isso fosse algo tóxico e começa a buscar na memória um instinto de prevenção.

Esse mecanismo está intimamente relacionado à memória humana. Por exemplo, uma pessoa que nasceu e viveu sua vida toda em uma fazenda, em contato com animais, não se sentirá incomodada com o cheiro ou o aspecto visual das fezes presentes em galinheiros e currais. Contudo, para uma pessoa criada na cidade, essa situação pode estimular a sensação de nojo e levar à vontade de vomitar.

Essa ação espontânea mostra que o cérebro humano é treinado pelos sentidos e, por isso, só reage em situações de repulsa, quando não estamos adaptados e não temos uma memória prévia sobre determinado estímulo.

Vômito de Bebê

Vômito espontâneo


O vômito espontâneo, ou seja, aquele resultante de algum alimento que ingerimos e que fez mal ao organismo, é uma reação de proteção do corpo. O objetivo é expelir o conteúdo que está provocando mal-estar ou a substância tóxica presente no corpo. Já o vômito induzido de forma consciente é extremamente prejudicial ao organismo e pode levar ao desenvolvimento de doenças como a bulimia.





Img - Por que estímulos visuais nojentos provocam vômito?
+ Sobre essa Curiosidade: Vômito Saúde
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • A Origem das Observações das Constelações
  • Quais os paises que mais comem Big Mac no mundo?
  • Snapchat de 9 famosos brasileiros que mais viajam
  • Por que quase não tem programa infantil na TV aberta?
  • Origem e data do primeiro BUG de Computador
  • Quanto somos semelhantes aos macacos?
  • Policiais Americanos - Cop ou Coppers
  • Teoria da conspiração: cientistas teriam criado um portal interdimensional

Você Sabia?

Ficar acordado por 2 semanas pode levar à morte.