Universo

Por que existe o movimento de rotação da Terra?

Tudo começou com o Big Bang, a grande explosão que deu origem ao universo como conhecemos hoje. O movimento de rotação da Terra, bem como o de outros planetas, é consequência de um fenômeno chamado inércia, onde um corpo em movimento tende a permanecer em movimento, até que algo interfira em sua rota.

O movimento de rotação é caracterizado pelo deslocamento de um planeta em torno de seu próprio eixo. Na Terra, a volta completa tem duração de 23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos. A alternância entre os dias e as noites é produto do movimento de rotação da Terra, sem ele, um dos hemisférios não receberia nunca a luz do sol, enquanto o outro nunca veria a face da Lua.

Curiosamente, o universo atingiu um equilíbrio perfeito entre todos os seus planetas e asteroides e dificilmente algo poderá modificar essa situação. O movimento de rotação da Terra é uma das garantias de que esse equilíbrio será mantido, pois uma alteração na rota terrestre iria desestabilizar o movimento de outros planetas, o que poderia ocasionar graves colisões e comprometer a própria existência do sistema solar.

Sobre o Autor