CuriosidadeCiênciasPor que nossos antepassados morriam cedo se só comiam coisas saudáveis?

Por que nossos antepassados morriam cedo se só comiam coisas saudáveis?

Img Mobile - Por que nossos antepassados morriam cedo se só comiam coisas saudáveis?
Img - Por que nossos antepassados morriam cedo se só comiam coisas saudáveis?




Diversas pesquisas têm tentado explicar porque nossos antepassados tinham uma expectativa de vida tão baixa se só comiam coisas saudáveis. No passado, o mundo estava livre de produtos industrializados, fast food e alimentos cheios de conservantes, mas, mesmo assim, as pessoas morriam cedo.

Algumas respostas foram apresentadas para explicar como a dieta dos nossos antepassados influenciava a longevidade. Tudo indica que os hábitos alimentares foram decisivos ao longo da história para determinar os anos de vida da população. No Egito antigo, por exemplo, a média de vida das pessoas era de apenas 35 anos de idade.

Por que os povos antigos apresentavam baixa expectativa de vida?



Um estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition mostrou que a dieta dos caçadores pré-históricos era baseada em carboidratos, gorduras e proteínas. A alta ingestão de produtos de origem animal e a baixa ingestão de vegetais curiosamente tornaram a saúde geral do homem pré-agrícola muito boa.

Já no caso dos antigos egípcios, a alimentação era baseada na agricultura. Este povo vivia com uma dieta composta quase que totalmente por carboidratos.
Frutas e vegetais eram muito consumidos, com destaque para ervilhas, uvas, lentilhas, tâmaras e azeitonas. Além disso, os egípcios adoçavam seus alimentos com mel e consumiam pouca carne e peixe.

Com esta alimentação, acreditava-se que estes povos poderiam viver muito e com saúde, mas não era o que de fato acontecia. De acordo com a história, os egípcios morriam jovens, vítimas de doenças como pneumonia, tuberculose e lepra. Muitas pessoas eram obesas nessa época.

A conclusão é que os antigos egípcios comiam pouca gordura, quase nenhuma carne vermelha e possuíam uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos e, ainda assim, não eram saudáveis. Segundo os nutricionistas, isso acontecia porque para os antigos egípcios faltavam elementos importantes para o equilíbrio da pirâmide alimentar.

Outro ponto importante para a baixa expectativa de vida era a ausência de uma fonte variada de alimentos de origem animal, responsáveis por nos oferecer importantes aminoácidos para a manutenção da saúde humana e vitaminas essenciais, como a A, E e as vitaminas B e D.





Img - Por que nossos antepassados morriam cedo se só comiam coisas saudáveis?
+ Sobre essa Curiosidade: Alimentos Morte Egito
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Alimentos que combatem as hemorróidas

    A hemorróida é uma doença que causa extremo desconforto e até um pouco de vergonha. Muitas pessoas deixam de procurar ajuda médica por puro tabu. Contudo, a...
    Leram 9473 Vezes

  • A batida do coração durante a morte

    Em 31 de outubro de 1938, John Deering deu a última tragada em seu cigarro, sentou-se em uma cadeira e deixou que um guarda colocasse um capuz negro sobre s...
    Leram 93478 Vezes

  • Origem do Cozimento dos Alimentos

    A evolução humana aconteceu juntamente com um fato que para hoje parece simples: o cozimento. Estima-se que a primeira vez em que um ser humano cozinhou al...
    Leram 12430 Vezes

  • Consciência Pós Morte na Ciência

    Segundo Carlos Antonio Fragoso Guimarães a Psicologia Transpessoal é a corrente mais avançada em Psicologia que acredita na consciência pós a morte. Segundo...
    Leram 31093 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Luz e Internet pela Mesma Fiação
  • Vídeo prova a existência de extraterrestres
  • Top 10 desejos mais bizarros de grávidas
  • Curiosidades sobre o iPhone
  • O ser humano é o único animal capaz de sorrir!
  • Arnold Classic
  • Quais os melhores estádios de futebol do Brasil?
  • Pai descobre que filho toma banhos demorados e resolve filmar a cena

Você Sabia?

A cadeira elétrica foi inventada por um dentista.