CuriosidadeCotidianoPor que sentimos frio quando estamos com febre?

Por que sentimos frio quando estamos com febre?

Img Mobile - Por que sentimos frio quando estamos com febre?
Img - Por que sentimos frio quando estamos com febre?




Você já notou que a febre traz uma intensa sensação de frio? Mas por que sentimos frio se estamos com uma temperatura externa alta? Na prática, a febre é como um alerta para algum tipo de infecção no organismo. Quando nosso corpo recebe este sinal, ele começa a acelerar a produção dos anticorpos, a fim de combater o agente invasor. Essa atividade resulta no aumento da temperatura externa do corpo.

A sensação de frio que temos durante a febre acontece porque o corpo começa a perder calor rapidamente. Esse processo é iniciado quando os vasos sanguíneos da pele começam a se dilatar para enviar o calor para o meio externo do corpo.

Em condições normais, os seres humanos apresentam uma temperatura corporal equilibrada com o meio ambiente, ficando em cerca de 37ºC. Quando o corpo começa a esquentar, a pessoa, automaticamente, passa a ter a sensação de que o ambiente está mais frio. Além disso, a sensação de frio também vem por causa do aumento da transpiração, processo que tem a função de ajudar a resfriar o corpo que está com febre.

Sendo assim, fica evidente que não deveríamos sentir calor com a febre, mas sim frio. Vale lembrar também que o aumento da temperatura corporal é considerado febre quando o termômetro passa dos 37,5º. A alteração da temperatura pode ser resultado de infecção por vírus ou bactéria. É preciso evitar a automedicação e procurar um médico em casos de febres altas.

Em resumo, a sensação de frio que temos é gerada pelo processo de troca de calor entre o organismo e o meio externo, que causa um desequilíbrio. A febre é um sinal clínico bastante comum e merece atenção e cuidados especiais.





Img - Por que sentimos frio quando estamos com febre?
+ Sobre essa Curiosidade: Saúde Febre
Comentários:

Curiosidades Relevantes