CuriosidadeCiênciasPor que sentimos mais frio molhados?

Por que sentimos mais frio molhados?

Img Mobile - Por que sentimos mais frio molhados?
Img - Por que sentimos mais frio molhados?




Você já percebeu que a sensação de frio intenso aumenta quando saímos da água do mar ou da piscina? Você sabe por que isso acontece? Confira neste artigo!

Se você já sentiu frio ao sair de uma fonte de água, seja uma praia, represa ou da piscina do clube, fique sabendo que isso é normal, e não tem nada a ver com a temperatura externa, mas sim com a temperatura interna do nosso corpo.

O calor que fica acumulado em nosso organismo é perdido no momento em que saímos da água, ou seja, acontece um desequilíbrio na temperatura. É comum que a água esteja em uma temperatura mais baixa do que aquela do ambiente externo. Quando entramos na água, nosso corpo trabalha para que ocorra um equilíbrio térmico.

Nesse processo, o organismo e a água começam a trocar calor, fazendo com que se alcance um equilíbrio entre as duas temperaturas. Por isso, depois de algum tempo na água, deixamos de sentir frio e ficamos adaptados à temperatura.

Acontece que, ao sair da fonte de água, o corpo encontra uma temperatura diferente e precisa iniciar de novo o processo de equilíbrio térmico. Só que, dessa vez, o corpo não troca calor com a água, mas sim com o meio externo, onde existe o ar.

Quando o ar entra em contato com a nossa pele, ele se aquece e retorna para a atmosfera. Nesse processo, o corpo perde muito mais calor.

Para evitar que essa perda de calor seja tão intensa, o corpo começa a buscar formas de proteção e, com isso, aparecem algumas respostas do organismo, como bater o queixo ou ficar arrepiado.

Aliás, os pelos do corpo se arrepiam justamente para tentar evitar que o ar quente do corpo se perda rapidamente. Eles formam uma espécie de isolamento para criar uma camada de ar quente ao redor do corpo.





Img - Por que sentimos mais frio molhados?
+ Sobre essa Curiosidade: Frio Calor Corpo Humano
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Frio causa gripe ou resfriado?

    Quem nunca acordou com sintomas de resfriado ou gripe depois de passar um dia exposto ao frio intenso? Apesar desse fato ser comum, não existem evidências c...
    Leram 13907 Vezes

  • O calor faz mal para o cérebro?

    O calor pode fazer mal ao organismo humano como um todo, mas também pode afetar o cérebro de forma individualizada. A exposição ao calor intenso por período...
    Leram 13545 Vezes

  • 38 Curiosidades sobre o Corpo Humano

    1. É verdade que não se consegue digerir o chiclete, mas se engolires um, ela não se cola ao estômago, por isso, não faz mal engoli-lo. 2. Ao lamber um s...
    Leram 404280 Vezes

  • Os 7 maiores mistérios do corpo humano

    Corpo Surpreendente Se você está procurando um grande mistério, olhe para o espelho mais próximo de você. Você pode até pensar que os cientistas já tenham ...
    Leram 72289 Vezes

  • Quais são as maiores partes do corpo humano?

    O fêmur é o maior e mais volumoso osso do corpo humano, ele se localiza na coxa e é muito resistente, capaz de suportar uma pressão de 1230 Kg por centímetr...
    Leram 39202 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Qual seria sua idade em Júpiter...
  • Quais são os sintomas do Zika Vírus?
  • Descoberto planeta com probabilidades de abrigar vida
  • Por que é obrigatório andar de cinto de segurança nos carros e nos ônibus e vans públicas não?
  • Quais os lugares mais interessantes do mundo?
  • Top 15 coisas que os pais de adolescentes de 15 anos vão vivenciar
  • Luz, matéria e não-matéria?
  • Os avisos mais estranhos em produtos

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.