CuriosidadeCiênciasPortal Magnético Conecta a Terra com o Sol

Portal Magnético Conecta a Terra com o Sol

Img Mobile - Portal Magnético Conecta a Terra com o Sol
Img - Portal Magnético Conecta a Terra com o Sol




Estranho portal conecta Terra ao Sol
Portais magnéticos se abrem aproximadamente a cada oito minutos para conectar nosso planeta com o Sol.

Quando o portal se abre, cargas de partículas altamente energéticas podem viajar 150 milhões de km através da passagem, de acordo com cientistas espaciais.

O fenômeno recebeu o nome “evento de transferência de fluxo” ou FTE (de flux transfer event, em inglês). Ele é real e ocorre com o dobro da freqüência que qualquer pessoa poderia imaginar. “Dez anos atrás eu tinha certeza que eles não existiam, mas agora a evidência é irrefutável”, disse o astrofísico estadunidense David Sibeck.


Explosões dinâmicas
Os pesquisadores já sabiam que a Terra e o Sol deveriam estar conectados. Por exemplo, partículas solares incidem na Terra constantemente por causa do vento solar e freqüentemente seguem as linhas do campo magnético que conectam a atmosfera do Sol com a terra firme. As linhas do campo permitem que as partículas penetrem a magnetosfera da Terra; o escudo magnético que envolve nosso planeta.

Uma das hipóteses sobre a formação do evento é que o lado da Terra que está de frente para o Sol pressiona o campo magnético da Terra contra o campo magnético do Sol. E a cada oito minutos os dois campos se conectam brevemente, formando um portal através do qual as partículas podem fluir. O portal toma a forma de um cilindro magnético com a largura da Terra.

Mais de um FTE podem se abrir em um mesmo momento e eles ficam abertos entre 15 e 20 minutos. Algumas medições foram feitas com sondas da Agência Espacial Européia e da NASA que voaram através destes cilindros e nas suas bordas. Apesar das sondas terem conseguido medir a largura de um FTE o seu comprimento ainda é incerto. Mas uma medida preliminar concluiu que teria mais de 5 raios da Terra (um raio da Terra tem cerca de 6.400 km).

O astrofísico Jimmy Raeder, da Universidade de New Hampshire, nos EUA, criou uma simulação computadorizada com estes dados e concluiu que os portais FTE cilíndricos tendem a se formar sobre o equador até que em dezembro eles deslizam sobre o Pólo Norte. Em julho eles deslizariam sobre o Pólo Sul.

Parece também que existem fluxos ativos e passivos o que faz com que ocorram com o dobro da freqüência que se pensava antes.

Os fluxos ativos permitem que as partículas passem com facilidade, formando dutos de energia importantes para a magnetosfera da Terra e os cilindros passivos ofereceriam mais resistência para as partículas que transitam.

Os cientistas ainda estão empenhados em descobrir porque os portais se abrem a cada oito minutos e como os campos magnéticos no seu interior se torcem e enrolam.


Créditos: NASA - Essa imagem demonstra o conceito do portal magnético que conecta o campo magnético da Terra ao Sol. Na ilustração o satélite mede as partículas de alta-energia que correm através do portal.


Leia também:
A Magnetosfera
Qual é o combustível do sol?
A Inversão dos Pólos da Terra
Os Neutrinos Solares Desaparecidos



Fonte:
http://www.universocientifico.com/2009/11/estranho-portal-conecta-terra-ao-sol.html

http://www.livescience.com/space/081103-mm-magnetic-portals.html





Img - Portal Magnético Conecta a Terra com o Sol
+ Sobre essa Curiosidade: Terra Sol Magnetismo Solar
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • O Susto e o Soluço

    Por que um susto faz os soluços pararem? Soluços são espasmos dos músculos do diafragma controlados pelos nervos vagos. Os espasmos ocorrem quando o...
    Leram 8903 Vezes

  • Aquaterrários

    CURIOSIDADE: MONTAGEM DE AQUATERRÁRIOS Um aquaterrário ou um terrário deve seguir algumas normas para que os organismos que viverão nele, não sejam prejudi...
    Leram 15766 Vezes

  • Mansa Musa, o rei mais rico da Terra

    Todos os anos a Revista norte-americana Forbes lança a lista das pessoas mais ricas do mundo. Entretanto, nenhum desses super bilionários chegam perto do ho...
    Leram 28032 Vezes

  • A Segunda Lua da Terra

    De1846 até o presente por Paul Schlyter Em 1846, Frederic Petit, diretor do observatório de Toulouse, anunciou que uma segunda lua da Terra tinha sido d...
    Leram 38409 Vezes

  • A História do Relógio de sol (Gnomon)

    O relógio de sol, o mais antigo objeto usado pelo homem para medir o tempo, funciona observando-se a mudança de posição e comprimento das sombras projetadas...
    Leram 76329 Vezes

  • Situação atual do Campo Magnético da Terra

    O Campo magnético do nosso planeta está num estado de constante mudança. Os cientistas sabem há muito tempo que o pólo magnético do planeta se move. Dur...
    Leram 17139 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Cientistas espanhóis podem ter descoberto uma cura para o câncer
  • Aranhas tecem suas teias sem alterar a receita há milhões de anos
  • Ranking do uso de smartphones no mundo
  • Quais os pedidos mais inusitados dos protestos Brasileiros?
  • Monge mumificado é encontrado em estado de hibernação
  • Descoberta inovadora: homem resolve o segredo de Tesla
  • 15 sinais que indicam que seu namorado provavelmente é gay
  • Legendário Pássaro Trovão ainda pode habitar os Estados Unidos

Você Sabia?

Os ursos polares são canhotos.