CuriosidadeCiênciasPortal Magnético Conecta a Terra com o Sol

Portal Magnético Conecta a Terra com o Sol

Img Mobile - Portal Magnético Conecta a Terra com o Sol
Img - Portal Magnético Conecta a Terra com o Sol




Estranho portal conecta Terra ao Sol
Portais magnéticos se abrem aproximadamente a cada oito minutos para conectar nosso planeta com o Sol.

Quando o portal se abre, cargas de partículas altamente energéticas podem viajar 150 milhões de km através da passagem, de acordo com cientistas espaciais.

O fenômeno recebeu o nome “evento de transferência de fluxo” ou FTE (de flux transfer event, em inglês). Ele é real e ocorre com o dobro da freqüência que qualquer pessoa poderia imaginar. “Dez anos atrás eu tinha certeza que eles não existiam, mas agora a evidência é irrefutável”, disse o astrofísico estadunidense David Sibeck.


Explosões dinâmicas
Os pesquisadores já sabiam que a Terra e o Sol deveriam estar conectados. Por exemplo, partículas solares incidem na Terra constantemente por causa do vento solar e freqüentemente seguem as linhas do campo magnético que conectam a atmosfera do Sol com a terra firme. As linhas do campo permitem que as partículas penetrem a magnetosfera da Terra; o escudo magnético que envolve nosso planeta.

Uma das hipóteses sobre a formação do evento é que o lado da Terra que está de frente para o Sol pressiona o campo magnético da Terra contra o campo magnético do Sol. E a cada oito minutos os dois campos se conectam brevemente, formando um portal através do qual as partículas podem fluir. O portal toma a forma de um cilindro magnético com a largura da Terra.

Mais de um FTE podem se abrir em um mesmo momento e eles ficam abertos entre 15 e 20 minutos. Algumas medições foram feitas com sondas da Agência Espacial Européia e da NASA que voaram através destes cilindros e nas suas bordas. Apesar das sondas terem conseguido medir a largura de um FTE o seu comprimento ainda é incerto. Mas uma medida preliminar concluiu que teria mais de 5 raios da Terra (um raio da Terra tem cerca de 6.400 km).

O astrofísico Jimmy Raeder, da Universidade de New Hampshire, nos EUA, criou uma simulação computadorizada com estes dados e concluiu que os portais FTE cilíndricos tendem a se formar sobre o equador até que em dezembro eles deslizam sobre o Pólo Norte. Em julho eles deslizariam sobre o Pólo Sul.

Parece também que existem fluxos ativos e passivos o que faz com que ocorram com o dobro da freqüência que se pensava antes.

Os fluxos ativos permitem que as partículas passem com facilidade, formando dutos de energia importantes para a magnetosfera da Terra e os cilindros passivos ofereceriam mais resistência para as partículas que transitam.

Os cientistas ainda estão empenhados em descobrir porque os portais se abrem a cada oito minutos e como os campos magnéticos no seu interior se torcem e enrolam.


Créditos: NASA - Essa imagem demonstra o conceito do portal magnético que conecta o campo magnético da Terra ao Sol. Na ilustração o satélite mede as partículas de alta-energia que correm através do portal.


Leia também:
A Magnetosfera
Qual é o combustível do sol?
A Inversão dos Pólos da Terra
Os Neutrinos Solares Desaparecidos



Fonte:
http://www.universocientifico.com/2009/11/estranho-portal-conecta-terra-ao-sol.html

http://www.livescience.com/space/081103-mm-magnetic-portals.html





Img - Portal Magnético Conecta a Terra com o Sol
+ Sobre essa Curiosidade: Terra Sol Magnetismo Solar
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Por que a bússola aponta sempre para o norte?

    Acredita-se que os chineses foram os primeiros a utilizarem o método de orientação natural para permanecerem na rota em suas viagens marítimas. Eles descobr...
    Leram 21037 Vezes

  • Idade da Terra

    Em 1654 um arcebispo irlandês calcula, com base em textos bíblicos, que a Terra teria se formado às 9 horas do dia 26 de outubro de 4004 a.C. Hoje já se sab...
    Leram 18488 Vezes

  • O Sol - Mesmo sem oxigênio não se apaga...

    Porque o Sol não se apaga se para existir fogo tem que existir oxigênio? - O sol não é uma bola de fogo. De fato, a luz e o calor emitida pelo Sol e que se...
    Leram 31689 Vezes

  • Dia da Sobrecarga da Terra

    Desde o ano 2000, pesquisadores do mundo inteiro lembram o Dia da Sobrecarga da Terra, data marcada anualmente para demonstrar o desgaste dos recursos natur...
    Leram 7410 Vezes

  • Vida no Sistema Solar

    A existência de vida inteligente pode ser descartada em todos os demais planetas do Sistema Solar. Em Marte, onde há água em certa abundância, atualmente em...
    Leram 29307 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O Segredo: A Lei da Atração referente ao Pensamento Positivo
  • Gárgulas
  • Caixão Biodegradável
  • Como tirar passaporte e visto americano de bebê?
  • A Origem do Nossso Chulé
  • 40 anos já se passaram desde a primeira ligação de celular
  • Perigeu e Apogeu Lunar
  • Tempestade Magnética (Tempestade Solar)

Você Sabia?

O beija-flor tem o menor coração do reino animal.