CuriosidadeCiênciasPrimos de primeiro grau podem ter filhos?

Primos de primeiro grau podem ter filhos?

Img - Primos de primeiro grau podem ter filhos?


A discussão é polêmica e divide opiniões: primos de primeiro grau podem ter filhos? Atualmente, o tema continua cercado de incertezas e preconceitos, mas alguns especialistas afirmam que os riscos não são tão elevados quanto se pensa.

Segundo uma pesquisa do Conselho Nacional da Sociedade de Genética dos Estados Unidos, o risco de um casal sem parentesco gerar um filho com deficiência é de 3%, enquanto que para casais que têm consanguinidade, o risco sobe para cerca de 6%. Assim, primos de primeiro grau têm 94% de chances de terem um bebê saudável.

O risco de primos terem filhos com problemas congênitos acontece porque eles podem ter os mesmos genes causadores de doenças. No entanto, cientistas da Universidade de Massachusetts afirmam que casais primos têm o mesmo risco de desenvolver um bebê com deficiência que uma mulher que decida ter filhos após os 40 anos de idade.

Os médicos recomendam que casais com consanguinidade façam um aconselhamento genético antes de optarem por uma gestação. Esse tipo de aconselhamento estuda a família e determina o risco do casal ter filhos com alguma alteração genética. É preciso fazer pelo menos uma avaliação antes de ter filhos.

O estudo americano que afirma que os riscos de problemas genéticos não são tão altos nesses casos, foi feito entre os anos de 1965 a 2000. A informação é importante para o país, pois nos Estados Unidos o casamento entre parentes é proibido em 24 estados.





Img - Primos de primeiro grau podem ter filhos?
Img Mobile - Primos de primeiro grau podem ter filhos?
+ Sobre essa Curiosidade: Reprodução Humana Gravidez
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Mitos e verdades sobre a gravidez

    A gravidez é um dos momentos mais importantes na vida de toda mulher. Essa etapa é marcada por muitas transformações corporais e hormonais. Durante a gra...
    Leram 23247 Vezes

  • O que não se pode comer durante a gravidez?

    A gravidez é uma fase muito importante na vida da mulher, marcada por várias mudanças hormonais e físicas. Nessa fase, uma alimentação saudável e controlada...
    Leram 11107 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Sétimo Céu - Segundo os muçulmanos
  • O que é um número capicua
  • ET Capturado pela Nasa
  • Sons emitidos pelos animais
  • É verdade que alguns cosméticos podem causar câncer?
  • Qual a primeira olimpíada que o Brasil participou?
  • A Lâmpada fluorescente e a Lâmpada elétrica incandescente
  • 20 coisas que a internet está destruindo

Você Sabia?

Ficar acordado por 2 semanas pode levar à morte.