CuriosidadeCiênciasPrincipais argumentos contra a teoria do aquecimento global

Principais argumentos contra a teoria do aquecimento global

Img Mobile - Principais argumentos contra a teoria do aquecimento global
Img - Principais argumentos contra a teoria do aquecimento global




Enquanto uma onda de informações domina o mundo e cria o alarde do aquecimento global e suas terríveis conseqüências, alguns pesquisadores desenvolveram teorias que desmentem os motivos que estariam descontrolando o clima do planeta. Para alguns cientistas, a emissão de gás carbônico (CO2) não seria o principal vilão das mudanças climáticas. Segundo meteorologistas, o clima na Terra é alterado por vários motivos, inclusive fatores de fora do globo, como a radiação solar. Para eles, a Terra já passou por mudanças climáticas ciclicamente. Saiba quais são os principais argumentos contra a teoria do aquecimento global:

- O aquecimento global é causado pela radiação do sol e não pela emissão excessiva de CO2. O sol funciona através do ciclo de Gleisberg: a cada 50 anos, sua atividade varia e a energia produzida por ele é quem aquece ou esfria a Terra.

- O clima na Terra sempre sofreu por diversas variações. Estima-se que a temperatura era pelo menos 10°C mais alta há 7 mil e 3 mil anos atrás, e também entre os anos 800 e 1200 d.C. Nessa época o Canadá foi colonizado. Hoje, a área do país é coberta por gelo. Porém, naquela época, a concentração de CO2 era 50% menor que hoje. De acordo com os argumentos contra a teoria do aquecimento global, hoje há mais CO2 na terra por que o gás reage com atraso de 800 anos em relação à variação de temperatura. Esse seria o tempo que leva para o oceano esquentar ou esfriar, retendo ou liberando o gás carbônico.

- Algumas geleiras estão diminuindo por que camadas superiores da atmosfera estão mais secas e frias. Isso faz com que a produção de neve seja menor.

- Essa teoria diz que o nível do mar não está aumentando. O iceberg que derrete não aumenta o nível do oceano. O volume de água que derrete ocupa o mesmo volume do gelo. Segundo observações de satélites, o nível do mar subiu 5cm entre 1992 e 2006. Agora estaria estabilizado. O nível do mar já teria aumentado muito mais por outras razões como fenômenos como o El Niño e influência da órbita da Lua.

- A variação de temperatura entre 1925 e 1946 foi de aquecimento médio de 0,4°C no planeta. Nessa época, o nível de CO2 lançado na atmosfera era 10% menor que o de hoje. Entre os anos 1947 e 1976 a variação de temperatura teria diminuído 0,2°C. Nessa época, a emissão de CO2 era bem maior. Portanto, a variação de temperatura não é causada pelo homem, e sim, é um fenômeno natural da Terra.

- É falsa a informação que diz que o gelo da Terra está derretendo. O gelo do pólo Norte estaria variando em seu volume por causa dos seus ciclos de aquecimento e resfriamento. Esse período dura de 20 a 40 anos. A água mais quente passa por baixo dos icebergs e derrete o gelo submerso. Parte do gelo se desmorona. Porém, essa parte que derrete representa somente 10% do volume do bloco de gelo. Segundo essa teoria, o gelo da superfície não derrete.

- Dados publicados pela ONU com relação ao aquecimento global não têm comprovação científica. Projeções feitas pelo órgão são somente especulações.

- Os oceanos, o solo e a vegetação emitem um volume de CO2 30 vezes maior que os seres humanos.

Juliana Miranda - Equipe do SitedeCuriosidades.com





Img - Principais argumentos contra a teoria do aquecimento global
+ Sobre essa Curiosidade: Aquecimento Global Efeito Estufa
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O que a ciência explica sobre a vida após a morte?
  • Surreal: os animais também adoram ficar
  • Como é fabricado o papel alumínio
  • O que gera mau hálito?
  • Telescópio da Nasa encontra moléculas de oxigênio no espaço
  • A Importância das Nuvens
  • Como funciona a classificação de um hotel por estrelas?
  • Salário igual Pão

Você Sabia?

Nenhum ser humano consegue se matar prendendo a respiração.