CuriosidadeCiênciasPromova afeto e sentimentos positivos através de fotografias

Promova afeto e sentimentos positivos através de fotografias

Img Mobile - Promova afeto e sentimentos positivos através de fotografias
Img - Promova afeto e sentimentos positivos através de fotografias




Com a crescente qualidade das câmeras fotográficas de smartphones, tirar fotos tornou-se uma atividade corriqueira, presente no dia a dia de muitas pessoas. Um estudo revelou que as fotografias das redes sociais podem ajudar os cidadãos a desenvolverem mais afeto e sentimentos positivos.

A pesquisa de psicologia positiva foi conduzida por 4 semanas com 41 participantes, que foram orientados a tirar selfies sorridentes. Como resultado deste experimento, após 3 semanas houve um aumento do afeto positivo dos participantes. Além disso, eles se tornaram mais satisfeitos, menos ansiosos, mais reflexivos e mais conectados com amigos e familiares.

No geral, as fotos tiradas com o smartphone e postadas nas redes sociais ajudaram a aliviar o estresse e a melhorar o bem-estar emocional dos voluntários. Segundo os especialistas, essas condições podem evitar problemas crônicos de saúde, como depressão, transtornos de ansiedade, doenças cardíacas, hipertensão arterial e diabetes.

A terapia das fotos é benéfica principalmente para os estudantes universitários, que são uma população vulnerável a sofrer estresse por causa da pressão dos cursos e da preocupação com as finanças. Vale lembrar que o estresse é relatado como um dos fatores que afetam negativamente o desempenho acadêmico dos alunos, além de levar à depressão.


Pesquisas mundiais



Os psicólogos têm investigado vários métodos para melhorar o bem-estar emocional e mental das pessoas, aumentando o nível de felicidade. Um estudo mostrou que as pessoas ficam menos estressadas quando adotam uma expressão facial sorridente (Kraft e Pressman 2012).

Diante disso, as fotografias com faces alegres postadas nas redes sociais podem ser a chave para apoiar o bem-estar humano. As principais mídias utilizadas são o Instagram, o Snapchat e o Facebook.

Foto de Bebê e senhora sorrindo

A psicologia positiva promove o afeto nas pessoas, reduz o estresse, melhora o humor e beneficia a saúde mental. As emoções positivas também favorecem as funções cardiovasculares, hormonais e imunológicas, promovendo comportamentos saudáveis, um sono de mais qualidade e uma capacidade maior de solucionar problemas.

Com estes resultados, a dica para que as pessoas vivam de forma mais plena e feliz é: use seus dispositivos portáteis e tecnologias móveis para compartilhar fotografias positivas, com belos sorrisos e muita alegria. A partir das suas expressões faciais, seus amigos ficarão mais felizes e você ficará mais satisfeito e de bem com a vida. Essa atividade, quando realizada periodicamente, pode mudar proativamente suas emoções. Afinal, sorrir atrai felicidade, saúde, qualidade de vida e longevidade.


Fonte: Springer Open.





Img - Promova afeto e sentimentos positivos através de fotografias
+ Sobre essa Curiosidade: Foto Psicologia Estudo
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • A busca do princípio - O Átomo
  • Fenômeno chamado ORBES - Círculos ou esferas de luz
  • Quais os festivais mais insanos do mundo?
  • A Cobertura da Imprensa Brasileira - Caso Chapeuzinho Vermelho
  • As grandes famílias das moscas domésticas
  • Top 10 músicas mais populares em 2014
  • Os benefícios do parto normal para as mulheres
  • Por que praticamente tudo o que compramos vem da China?

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.