CuriosidadeHistóricasQuais os piores acidentes envolvendo barragens na história do Brasil e do Mundo?

Quais os piores acidentes envolvendo barragens na história do Brasil e do Mundo?

Img Mobile - Quais os piores acidentes envolvendo barragens na história do Brasil e do Mundo?
Img - Quais os piores acidentes envolvendo barragens na história do Brasil e do Mundo?




Em 2015, o brasileiros assistiram ao pior desastre natural da história do país. O rompimento das barragens da empresa Samarco, em Minas Gerais, causaram enorme destruição em várias cidades da região, além de terem prejudicado a vida aquática do Rio Doce e causado a morte de 16 pessoas. Em relação ao número de famílias desabrigadas, estima-se que 500 pessoas tenham sido levadas para hotéis e casas de parentes.

A tragédia em Mariana é considerada o maior desastre ambiental do Estado de Minas Gerais. A lama que vazou da área da mineração da Barragem do distrito de Bento Rodrigues degradou o meio ambiente e, possivelmente, serão necessárias décadas para a recuperação da região.

Algumas fotos desse desastre:
Tragédia em Mariana, Fotos, Minas Gerais


Conheça outros casos de acidentes envolvendo barragens no mundo:



1 - Barragem de Kelly Barnes – Um grave acidente envolvendo barragens aconteceu nos Estados Unidos, em 1977. A barragem de Stephens County, na Georgia, se rompeu após fortes chuvas e inundações. 777 mil m3 de água vazaram e provocaram um enorme dano ambiental à região, além de terem deixado 39 mortos.

Barragem de Kelly Barnes






2 – Edersee – Na Alemanha, em 1943, 100 pessoas morreram depois que a barragem do rio Eder se rompeu em decorrência de bombardeios britânicos à região.

Edersee




3 - Buffalo Creek – Um caso que aconteceu em 1972 envolveu a barragem do Estado de West Virginia, nos Estados Unidos. A barragem que continha resíduos de carvão desmoronou, despejando 500 mil m3 de pasta de carvão na região. 125 pessoas morreram em Buffalo Creek.

Buffalo Creek




4 - Barragem de Gleno — Caso que aconteceu na Itália, em 1923. A barragem rachou e derramou 4,5 milhões de m3 de água. Muitas cidades foram completamente destruídas.

Barragem de Gleno




5 - Barragem Mina Plakalnitsa — Na Bulgária, em 1966, uma barragem que ajudava na produção de energia elétrica desmoronou. 450 mil m3 de água e lama vazaram. 107 pessoas morreram.

Barragem Mina Plakalnitsa





Img - Quais os piores acidentes envolvendo barragens na história do Brasil e do Mundo?
+ Sobre essa Curiosidade: Desastre Tragédia Acidente
Comentários:

Curiosidades Relevantes