CuriosidadeCotidianoQuais são as maiores taxas de suicídio no mundo?

Quais são as maiores taxas de suicídio no mundo?

Img Mobile - Quais são as maiores taxas de suicídio no mundo?
Img - Quais são as maiores taxas de suicídio no mundo?




Um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou os países com as maiores taxas de suicídio no mundo. Para a organização, este é um grave problema de saúde pública e precisa ser discutido com cuidado pelas nações, buscando-se formas de prevenção e tratamento para as pessoas que se encaixam no grupo de risco.

Entre as nações com as maiores taxas de suicídio, Índia e China ocupam as primeiras posições. A Índia é hoje uma nação emergente importante no contexto mundial, e a China é uma potência econômica.

De acordo com o relatório da OMS, a Índia registra 258 mil casos de suicídio, enquanto a China tem cerca de 120 mil. A maior prevalência de suicídio, cerca de 75%, ocorre entre pessoas de renda média e baixa, o que demonstra que a classe social influencia este tipo de ocorrência.

Ainda segundo o estudo, no mundo todo, 804 mil pessoas cometem suicídio anualmente. São aproximadamente 11,4 mortes para cada 100 mil habitantes.

Nesta lista, o Brasil aparece na oitava posição em número de suicídios, com cerca de 12 mil mortes por ano, com maior prevalência entre os homens. Outros países que também registram elevados índices de suicídio são: Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.


Estatísticas do suicídio no mundo



A pesquisa da OMS revelou um dado assustador: a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Entre os países, somente 28 contam com planos estratégicos de prevenção. Os dados também indicam uma alta taxa de suicídio entre a população com mais de 70 anos de idade.

A falta de campanhas de prevenção e tratamento, somada ao tabu em torno do tema, é responsável pelo aumento do número de casos todos os anos. Infelizmente, muitas famílias ainda encaram a depressão como uma doença sem importância ou, até mesmo, como uma bobagem, o que dificulta o diálogo e acaba piorando a situação.

É preciso conversar sobre estes assuntos e ampliar a conscientização, a fim de reduzir os casos de mortes que poderiam ter sido evitados.

Vale ressaltar que os homens cometem mais suicídio do que as mulheres no mundo, principalmente em nações ricas e desenvolvidas. Segundo a OMS, as principais causas do suicídio são: doenças mentais, abuso de álcool e depressão nos países ricos; e estresse, problemas financeiros e pressão nos países mais pobres.

Pessoas que foram vítimas de traumas, guerras, violência física e mental, desastres naturais, abuso e isolamento também têm mais chances de cometerem suicídio, entre elas estão refugiados, índios, imigrantes, gays, lésbicas e transgêneros.

Para a OMS, a conscientização e a capacitação de profissionais da saúde para lidarem com o tema são importantes para prevenir o problema. Além disso, é preciso que os países tenham programas de prevenção e tratamento para transtornos mentais e abuso de álcool.

Confira o ranking dos 10 países com as maiores taxas de suicídio:



1º - Índia (258.075 suicídios)

2º - China (120.730)

3º - Estados Unidos (43.361)

4º - Rússia (31.997)

5º - Japão (29.442)

6º - Coreia do Sul (17.908)

7º - Paquistão (13.377)

8º - Brasil (11.821)

9º - Alemanha (10.745)

10º - Bangladesh (10.167)





Img - Quais são as maiores taxas de suicídio no mundo?
+ Sobre essa Curiosidade: Suicídio Morte
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Qual a velocidade da Luz
  • Quais os esportes mais populares nos EUA?
  • Cálculos revelam que o núcleo da Terra é 2,5 anos mais jovem do que a sua crosta
  • Primeira morte da história por meteorito foi registrada em Tamil Nadu, na Índia
  • Polêmicas pesquisas sobre o orgasmo feminino
  • Por que Reciclar Pilhas?
  • Qual a pior dor que podemos sentir em nosso corpo?
  • Números e Curiosidades sobre as Olimpíadas Rio 2016

Você Sabia?

Com um lápis é possível escrever uma linha reta de 56 km.