CuriosidadeMundo BizarroQual a maior profundidade do mar?

Qual a maior profundidade do mar?

Img Mobile - Qual a maior profundidade do mar?
Img - Qual a maior profundidade do mar?




Está a 11.500 metros de profundidade o ponto mais inóspito do fundo do mar, localizado na Fossa das Marianas, Micronésia, Oceano Pacífico.

Para se ter uma ideia, o Monte Everest, localizado na Cordilheira do Himalaia (8.848 metros), caberia com folga dentro da fossa, pois mesmo totalmente submerso ainda sobrariam 2.652 metros de altura.

Pense bem: onze mil e quinhentos metros abaixo do nível do mar é o tamanho do Grand Canyon multiplicado 7 vezes! Essa profundidade foi verificada através de equipamentos desenvolvidos especialmente para suportar níveis altíssimos de pressão e baixas temperaturas.

A maior profundidade atingida por mergulhadores foi registrada em 1960, quando o oceanógrafo suíço, Jacques Piccard e o tenente da Marinha americana, Donald Walsh, desceram cerca de 11.000 metros abaixo do nível do mar.

Essa expedição ocorreu em uma das fossas das Marianas, conhecida como Challenger Deepaté, e os mergulhadores “viajaram” a bordo de um pequeno submersível chamado Triest I, muito mais resistente à pressão do que os submarinos comuns.

O fundo do mar reserva muitos mistérios que a ciência procura desvendar. Um deles é o ecossistema que se desenvolveu em um local onde não existe luz solar e a pressão atinge altos níveis de intensidade. Estima-se que região abissal represente 42% dos fundos oceânicos, abrigando seres que se adaptaram às condições extremas do meio ambiente.





Img - Qual a maior profundidade do mar?
+ Sobre essa Curiosidade: Oceano
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Qual é a origem do Papai Noel
  • Confira 39 fotos inexplicáveis
  • Naja
  • Qual foi o maior tufão da Terra?
  • Curiosidades Incríveis sobre a Indonésia
  • O que é Caligenefobia?
  • A Melhor Cerveja é a do Aquecimento Global
  • História da Fórmula Indy

Você Sabia?

Dos estados americanos, o Alasca ganha em número de empregados que vão ao trabalho a pé.