CuriosidadeCiênciasQual a temperatura mais alta e a mais baixa já registrada?

Qual a temperatura mais alta e a mais baixa já registrada?

Img Mobile - Qual a temperatura mais alta e a mais baixa já registrada?
Img - Qual a temperatura mais alta e a mais baixa já registrada?




Na Terra, a temperatura mínima que um corpo poderia atingir é o chamado zero absoluto, que corresponde a -273,15°C. Obviamente, essa temperatura super baixa nunca foi registrada.

No caso das temperaturas altas ou baixas demais, o corpo humano tem reações específicas. Na verdade, o organismo humano está preparado para suportar uma temperatura média de 37°C. Quando o calor chega à casa dos 42 graus, temos o sinal de febre.

A temperatura mais alta já registrada no mundo aconteceu no Vale da Morte, um deserto localizado no leste da Califórnia, nos Estados Unidos. Por lá, a temperatura atmosférica mais alta chegou a 56°C. O Vale da Morte tem 225 km e está no deserto de Mojave, no limite entre Califórnia e o Nevada. Este é o local mais seco dos Estados Unidos.

A região de Dasht-e-Lut, no Irã, também tem um recorde de temperatura. Nesse grande deserto de sal, no sudeste do país, fica um dos lugares mais quentes e áridos do planeta. Em 2005, um satélite da NASA registrou 70°C na superfície desse deserto, a maior temperatura registrada no planeta Terra.

Já uma das temperaturas mais baixas do mundo foi registrada em Omyakon, na Rússia. Essa região, que fica a cerca de 350 km do Círculo Polar Ártico, já chegou a marcar -71,2°C em 1926. Essa foi a temperatura mais baixa registrada no Hemisfério Norte.

A Estacion Vostok, na Antártica, também tem um recorde de temperaturas baixas. A região, situada perto do Pólo Sul, chegou a marcar a temperatura de -89,2°C, no dia 21 de julho de 1983. Essa foi a temperatura mais baixa registrada no mundo contemporâneo.





Img - Qual a temperatura mais alta e a mais baixa já registrada?
+ Sobre essa Curiosidade: Temperatura Planeta Terra
Comentários:

Curiosidades Relevantes