CuriosidadeTecnologiaQual é o avião comercial que decola na vertical?

Qual é o avião comercial que decola na vertical?

Img Mobile - Qual é o avião comercial que decola na vertical?
Img - Qual é o avião comercial que decola na vertical?




Hoje em dia, mediante as grandes promoções das empresas aéreas, é algo comum viajar de avião, chega a ser até mais barato do que algumas viagens de ônibus ou de carro, sem mencionar no conforto e também na velocidade, lugares que chegaríamos depois de, oito ou nove horas de estrada, é possível chegar em simples quatro horas de voo.

Claro, não podemos descartar que algumas pessoas tem medo de viajar de avião, algo bem comum, principalmente quando é a primeira vez, depois dessa, a única sensação que realmente acabamos esperando é o momento da decolagem, afinal de contas, quando o avião começa a subir, aquele frio na barriga nos faz segurar mais forte nos apoios da cadeira.

Bom, acredito que, tal sensação, acontece com todo mundo, até mesmo com as pessoas que já estão acostumadas com esse tipo de transporte. E, caso você nunca tenha voado em sua vida, não fique pensando que é algo brusco, de uma vez, a aeronave vai subindo em uma angulação leve, nada muito brusco. Talvez, a sensação aconteça devido a velocidade e também a força, já que nossos corpos acabam sentindo a pressão atmosférica.

Como disse acima, a subida é feita de maneira ponderada, ele sobe inclinado até terminado ponto e depois se endireita no ar, então a sensação vai embora e você curte a viagem. Agora, voltando a sensação, lembre-se que falei que a subida é branda, agora, imagine um avião que sobe na vertical... Isso mesmo, na vertical e não como aquelas naves dos filmes de ficção científica. Consegue imaginar a sensação? Eu não...

A aeronave que realiza tal proeza é um Boeing 787-9 Dreamliner da empresa Vietnam Airlines, tal decolagem pode ser vista durante uma exibição de um Show Aéreo que aconteceu em Paris. Tal novidade chamou atenção de todos os presentes e os vídeos gravados acabaram se tornando virais pela internet, afinal de contas, alçar voo verticalmente, até hoje era exclusividade apenas dos foguetes.

Algo que a grande empresa americana provou não ser mais algo exclusivo, a subida desta maneira cria uma energia acentuada de arrasto que vai contra a aerodinâmica das aeronaves, tornando-as mais pesadas e com riscos de simplesmente despencarem, algo mais conhecido pelos profissionais deste ramo como stall.

Contudo, a empresa americana não teme tal possibilidade, afinal de contas, o que possibilita tal proeza são suas turbinas projetadas pela General Electric, as GEnx-1B, que não são turbinas tão comuns quanto as outras, são simplesmente gigantescas. Segundo especialistas, aviões com mais de uma turbina precisam alçar voo com menos potência comparado a máxima, por exemplo, digamos que o avião tenha duas turbinas, ele precisa levantar voo com apenas uma, no caso de quatro, com três.

No caso deste modelo de avião, a demonstração provou que a potência é muito maior, ou seja, ele subiu na vertical com uma parte de sua potência, podendo ser usado na potência máxima somente em alguma necessidade. Claro, vamos levar em consideração que na exibição o Boeing só transportava os pilotos, no entanto, ele foi projetado para fazer o mesmo em um voo de rotina, com passageiros e bagagens.

Assista a decolagem quase na vertical, atingindo um ângulo máximo de 45 graus de inclinação:


Vale lembrar que esse voo foi de demonstração, provavelmente nenhum passageiro iria gostar da sensação =)

Esse tipo de decolagem é novidade no mundo da aviação comercial, porém, alguns aviões desenvolvidos para guerra ou espionagem poderiam alçar voos muito mais angulados do que os aviões comuns, mas o novo Boeing veio para mostrar que ele também pode. Uma maneira que ajudará e muito nas decolagens nos aeroportos, já que utilizarão uma pista menor, agora, para a aterrisagem, nada melhor do que a forma tradicional, aquela, deslizando lenta e suavemente, pois se o negócio mudasse para uma aterrisagem na vertical, aí as coisas ficariam bem sinistras.





Img - Qual é o avião comercial que decola na vertical?
+ Sobre essa Curiosidade: Avião
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O Fascinante Museu do Espaço de Roswell
  • O Cubo Mágico
  • Seres humanos têm um sexto sentido que indica que eles são observados
  • Curiosidades sobre a Bruna Marquezine
  • Sobre o asteróide NT7 e o fim do mundo em 2019
  • Melhores formas de queimar gordura
  • As mudanças climáticas de 2015 em apenas um vídeo
  • O Corcovado Como Você Nunca Viu

Você Sabia?

O chocolate ao leite foi inventado por Daniel Peter e vendido ao seu vizinho, Henri Nestlé.