CuriosidadeInvençõesQual é o país que fabrica chapéus Panamá?

Qual é o país que fabrica chapéus Panamá?

Img Mobile - Qual é o país que fabrica chapéus Panamá?
Img - Qual é o país que fabrica chapéus Panamá?




Apesar do nome, o chapéu Panamá é originário do Equador e suas principais fábricas estão localizadas nas cidades de Cuenca e Montecristo.

No século 16, os colonizadores espanhóis, vislumbrando a possibilidade de comércio, utilizaram a mão de obra nativa para confeccionar a mercadoria e logo transformaram pequenos povoados em importantes centros de tecelagem.

Nessa época, o acessório era conhecido como “chapéu de palha toquilla”, a designação “Panamá” lhe foi atribuída somente em 1906 quando o presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, foi fotografado usando um deles durante uma viagem ao Canal do Panamá.

Esse fato deu início a um processo intenso de popularização e muitos artistas passaram a usá-lo como símbolo de elegância. As vendas atingiram o ápice em 1944, fazendo do chapéu Panamá o principal produto de exportação do Equador.

Estrelas de Hollywood como Humphrey Bogart e Clark Gable usavam o chapéu dentro e fora das telas, mas os momentos mais marcantes de sua aparição foram nos filmes “E o vento levou...” e “Casablanca”.

No Brasil, o cantor, maestro e compositor Antonio Carlos Jobim, ou apenas Tom Jobim, foi um de seus principais adeptos. Renomados sambistas também aderiram à moda e até hoje o chapéu Panamá confere uma espécie de status ao indivíduo dentro da comunidade do samba.





Img - Qual é o país que fabrica chapéus Panamá?
+ Sobre essa Curiosidade: Roupa Chapéu
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Curiosidades sobre comida
  • A origem do código de barras
  • Satélites Estacionários
  • Quanto imposto foi pago no Brasil em 2012?
  • A Eletrônica e a Medicina
  • Nasa lança sonda Maven para estudar a órbita de Marte
  • Curiosidades Sobre os Animais
  • A História do Talk Of The Times

Você Sabia?

Dos estados americanos, o Alasca ganha em número de empregados que vão ao trabalho a pé.