Img - Quando foi emitido o primeiro cartão de crédito do mundo?


Quando foi emitido o primeiro cartão de crédito do mundo?

Por: Juliana Miranda

A história do cartão de crédito começa em 1951, quando os primeiros cartões foram inventados nos Estados Unidos. A história que deu origem aos cartões de crédito é bastante inusitada e aconteceu na cidade de Nova York.

O executivo Frank MacNamara foi o primeiro a pensar no conceito de cartão. Ao jantar num restaurante com um grupo de amigos, o empresário percebeu que havia esquecido de levar consigo dinheiro ou talões de cheque. Diante da situação, o dono do restaurante aceitou que o executivo pagasse a conta no dia seguinte mediante a assinatura de um papel onde constavam as despesas.

Dessa forma surgiu a ideia de criar o primeiro cartão de crédito, o Diners Club Card, que inicialmente era aceito em 27 restaurantes norte-americanos. O serviço foi utilizado no começo apenas por executivos que tinham que pagar despesas em viagens.

Em 1952, foi emitido o primeiro cartão de crédito internacional, e em 1955, foi inventado o cartão de plástico, como o que conhecemos hoje.

No Brasil, o cartão de crédito surgiu em 1954, a partir do empresário tcheco Hanus Tauber, que adquiriu uma franquia do Diners Club para implantar no país.


+ Sobre essa Curiosidade:
Tags Relacionadas a "Quando foi emitido o primeiro cartão de crédito do mundo?":
 Cartão de Crédito |   Dinheiro | 

 


Essa curiosidade foi lida 4705 Vezes | Tema: Invenções

Curiosidades Relevantes

Qual a melhor forma de investir meu dinheiro?
Investir e poupar são palavras-chave quando se pensa em planejar o futuro. Aprender a poupar mensalmente é uma tarefa importante, que envolve disciplina. ...
Leram 21209 Vezes

Dinheiro por peso
Você já parou para pensar no peso do dinheiro? Não estamos falando do peso da obrigação de administrar uma grande fortuna, mas sim do peso literal de cada n...
Leram 1577 Vezes

Dicas para ganhar dinheiro trabalhando em casa
Muitas pessoas alimentam o sonho de ter seu próprio negócio. Realmente é fascinante a ideia de não depender mais do patrão e ter a possibilidade de gerencia...
Leram 10583 Vezes