CuriosidadeCiênciasQuarto de Ames

Quarto de Ames

Img Mobile - Quarto de Ames
Img - Quarto de Ames




O Quarto de Ames é um espaço construído para desafiar o cérebro humano. O espaço apresenta uma forma geométrica que cria uma ilusão de óptica.

O Quarto de Ames é baseado na perspectiva. Nesse quarto, o observador localizado num determinado ponto fixo pode observar o espaço assumindo a forma geométrica de um paralelepípedo retangular.

O Quarto de Ames tem um formato trapezoidal. O plano do chão e do teto têm uma ligeira inclinação. Assim, quando colocamos dois corpos com as mesmas dimensões um em cada canto do quarto, temos como resultado a sensação de que ambos os corpos se encontram no mesmo plano. Nessa ilusão de óptica, percebemos que um corpo parece gigante e que o outro parece pequeno.

O Quarto de Ames foi criado em 1946 por Adelbert Ames Jr., um médico oftalmologista dos Estados Unidos. Ele se baseou na Lei de Emmert, de Hermann Helmholtz, para criar um espaço qualificado como acelerado ou retardado de acordo com a relação de convergência ou divergência com o observador.

O Quarto de Ames pode criar uma perspetiva acelerada ou uma perspetiva retardada, dependendo de onde o observador é colocado. A Lei de Emmert afirma que o tamanho e a distância são confundidos por nosso sistema perceptivo.





Img - Quarto de Ames
+ Sobre essa Curiosidade: Cérebro
Comentários:

Curiosidades Relevantes