CuriosidadeCiênciasQuase-cristais e sua extraordinária simetria

Quase-cristais e sua extraordinária simetria

Img Mobile - Quase-cristais e sua extraordinária simetria
Img - Quase-cristais e sua extraordinária simetria




Os quase-cristais são elementos que muitos acreditavam impossível de se encontrar na natureza. Eles rompem com as regras de simetria dos cristais convencionais.

Esses quase-cristais foram descobertos em 1982, e ganharam essa denominação porque possuem uma estrutura ordenada, mas não periódica.

Tal formação incomum possui uma extraordinária simetria. Inicialmente, os quase-cristais eram produtos exclusivos dos laboratórios, mas foram encontrados na natureza, nas montanhas Koryak, na Rússia.

Uma análise desses cristais encontrados na Rússia mostrou que eles podem ter origem extraterrestre. A análise do material, feita pela equipe liderada pela Universidade de Princenton, mostrou que os quase-cristais encontrados na Rússia têm em sua composição elementos que apontam uma origem extraterrestre.

Segundo um estudo da Universidade de Princetos, nos Estados Unidos, publicado no Procedings of National Academy of Sciences, as pedras podem ter chegado à Terra por meio de meteroritos.

As amostras continham um tipo de dióxido de silício que só se forma sob alta pressão. A descoberta sugere que os quase-cristais possam ter se originado no manto da Terra.

Juliana Miranda, Equipe do SitedeCuriosidades.com.





Img - Quase-cristais e sua extraordinária simetria
+ Sobre essa Curiosidade: Extraterrestre Caveira de Cristal
Comentários:

Curiosidades Relevantes