CuriosidadeHistóricasQuem foi Tiradentes?

Quem foi Tiradentes?

Img Mobile - Quem foi Tiradentes?
Img - Quem foi Tiradentes?




Tiradentes era o apelido do líder da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier. Nascido na Vila de São José Del Rei, em Minas Gerais, no ano de 1746, Tiradentes marcou seu nome na história brasileira ao participar de uma tentativa de revolução contra o domínio da coroa portuguesa durante o Brasil Colonial, no reinado de D. Maria, “A louca”.

O inconfidente morava em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto.


Tiradentes trabalhava como alferes e vivia de forma simples, como um homem do povo, sem influência política ou dinheiro. Contudo, seus ideais e sua liderança fizeram com que ele se unisse a um grupo da aristocracia mineira para iniciar o movimento da inconfidência, que tinha como objetivo conquistar a Independência do Brasil.

Em 1789, em meio ao movimento de luta contra a exploração de Portugal, Tiradentes acabou delatado por Joaquim Silvério dos Reis. O movimento da inconfidência foi descoberto pela coroa e os inconfidentes foram julgados no ano de 1792.

Como grande parte dos membros da inconfidência fazia parte da elite mineira, muitos deles receberam penas leves. O único condenado à forca foi Tiradentes. Ele foi executado e esquartejado em 21 de abril de 1792, para mostrar ao povo o poder da coroa portuguesa.

Depois de sua morte, Tiradentes passou a ser considerado um herói nacional, que entregou sua vida pela luta da independência do Brasil. Tiradentes não atingiu sua meta de transformar o Brasil em uma república independente de Portugal, mas ele, certamente, inspirou muitos outros revolucionários e idealistas.

Em 1965, foi instituído no Brasil o Feriado de Tiradentes, comemorado exatamente no dia 21 de abril, data da morte do inconfidente. A data é uma oportunidade para os brasileiros relembrarem os acontecimentos da Inconfidência Mineira e prestarem homenagens ao Patrono da Nação Brasileira: Tiradentes.





Img - Quem foi Tiradentes?
+ Sobre essa Curiosidade: Brasil
Comentários:

Curiosidades Relevantes