Img - Se a água é incolor porque o mar é azul ou verde...


Se a água é incolor porque o mar é azul ou verde...

Por: Margo

Por que o mar é azul ou verde?
Levante um copo de água do mar e parece incolor, mas ponha-se no convés de um navio e o mar vai dar a impressão de que tem cor. Por quê? Para compreender vamos descrever rapidamente o que a água faz com a luz.

A luz branca visível é constituída por um espectro de todas as cores - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Quando olhamos para um objeto e o vemos azul, estamos vendo a cor azul do espectro refletida do objeto. Todas as outras cores são absorvidas e não podem ser vistas.

No caso do mar, a luz vermelha é absorvida assim que rompe pela superfície da água. E a uma profundidade de cerca de 8m praticamente toda a luz vermelha discernível ao olho humano já se desvaneceu; o cilindro vermelho brilhante de um mergulhador, por exemplo, pareceria um marrom escuro opaco. A uma profundidade de 22m um cilindro de ar amarelo parece mais um azul esverdeado, porque a luz amarela discernível foi absorvida pela água. Os raios um pouco mais curtos de luz são quase todos absorvidos por volta dos 30m. Só restam os raios mais curtos: azul, índigo e violeta. Abaixo de 30m ou por aí, toda a luz parece de um azul monocromático. Assim quando o mar é puro e claro, como acontece no oceano aberto, a tonalidade menos absorvida do espectro, o azul, é refletida para nossos olhos.

Mas o mar nem sempre é azul. Alguns parecem verde-azulados, verdes, marrons e até mesmo vermelhos. Essas colorações são devidas em parte ao reflexo das nuvens, mas são causadas principalmente por várias partículas, minerais ou orgânicas, em suspensão na água. Em algumas áreas, especialmente próximo da costa e em mares mais rasos, a matéria orgânica se decompõe e produz um pigmento amarelo, que misturado à luz faz o mar parecer verde-azulado ou verde. A coloração marrom pode ser causada por sedimentos revolvidos do fundo e pairando em suspensão na água, a refletir sua coloração. Em muitas áreas costeiras, a intervalos amplos, existe uma espécie de dinoflagelado de cor vermelha; assim, fazem com que tais águas pareçam vermelhas. É a famosa "maré vermelha".

Quando a luz passa do ar para a água, isto é, de um meio relativamente rarefeito para outro oitocentas vezes mais denso, sua velocidade é reduzida de cerca de 300 mil para 225 mil quilômetros por segundo. Atravessando a superfície, a luz muda de direção. É o que se chama refração.

Penetrando no mar a luz não é apenas refratada e absorvida, é também dispersada, um pouco pelas moléculas de água, mas principalmente pelas partículas de areia, sal e minerais em suspensão. Os raios de luz ricocheteiam de uma para a outra, até que sua energia é consumida. O processo de dispersão limita a distância a que se pode ver, e reduz e atenua a penetração direta da luz do sol. Na água, a 30m de profundidade, não há sombras.


Fonte:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071026082833AASeNlS


+ Sobre essa Curiosidade:
Tags Relacionadas a "Se a água é incolor porque o mar é azul ou verde...":
 Mar |   Oceano |   Agua |   Luz |   Ceu Azul |   Cor | 

 


Essa curiosidade foi lida 36507 Vezes | Tema: Ciências

Curiosidades Relevantes

Conheça a Linguagem Corporal
O corpo fala de outras formas além do uso da palavra. O que é expressado pelo corpo que não seja feito pela fala é considerado linguagem corporal. Ela corre...
Leram 15279 Vezes

Luz e Internet pela Mesma Fiação
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) finalizou uma consulta pública que servirá de base para a elaboração do padrão brasileiro de internet por re...
Leram 7350 Vezes

Na Lua tem luz
O Sistema Solar surgiu a partir de uma Nebulosa (nuvem concentrada de matéria interestelar) Protosolar, que era uma nuvem de gás e poeira em rotação lenta o...
Leram 16428 Vezes