CuriosidadeMundo BizarroSe seu cabelo está ruim, a culpa pode ser da tintura!

Se seu cabelo está ruim, a culpa pode ser da tintura!

Img Mobile - Se seu cabelo está ruim, a culpa pode ser da tintura!
Img - Se seu cabelo está ruim, a culpa pode ser da tintura!




Um problema que preocupa quase todas as mulheres diz respeito àqueles dias em que o cabelo parece estar realmente rebelde.

Agora, pesquisadores descobriram que pintar o cabelo pode aumentar a chance de ter ainda mais dias ruins.

Uma análise microscópica dos cabelos revelou que os produtos químicos usados para tingir ou descolorir o cabelo podem prejudicar a camada oleosa natural que reveste o couro cabeludo.

Isso pode deixar os cabelos eletricamente carregados e reduzir sua capacidade de absorver a água, ou seja, o cabelo torna-se difícil de gerir.

Os cientistas que trabalham para a gigante empresa de comésticos Proctor & Gamble usaram microscópios de alta potência para estudar as mudanças que os produtos químicos podem causar a estrutura do cabelo.

Dr. Frauke Neuser, principal cientista da empresa em Londres, disse que descobriu que o cabelo torna-se altamente carregado, mesmo depois de uma ou duas aplicações de tintura nos fios.

"O cabelo que nunca foi colorido tem uma camada protetora que impermeabiliza os fios. É o mesmo tipo de camada que permite que os cães se agitem para se secar depois de terem sido molhados, por exemplo...”, afirmou.

"Quando nós colorimos o nosso cabelo, a reação química remove esta camada quase completamente”.

"O cabelo torna-se altamente eletrizado e muda sua forma de comportamento, ficando mais difícil de pentear e com aspecto de palha".

Os cientistas com base em laboratórios da P&G usaram uma técnica conhecida como microscopia de força atômica para estudar as mudanças que o cabelo sofre quando é colorido.

Eles descobriram que, depois de tingido, o cabelo perde a camada oleosa conhecida como lípidos. Essa camada é removida pelo peróxido e pelo amoníaco que estão contidos na maioria dos produtos de coloração capilar.

Ao deixar o cabelo carregado eletricamente, isso significa que os fios ficarão cheios de estática quando secos.

Os pesquisadores também descobriram que o uso de shampoo e condicionador e outros produtos tradicionais não conseguiram reparar os danos ao cabelo causados por tinturas que contêm substâncias como o silício.

Cientistas da P&G, no entanto, agora acreditam ter descoberto uma solução para o problema.

Na pesquisa publicada no International Journal of Cosmetic Science e New Scientist, eles mostram que é possível criar cristais líquidos que podem se juntar ao cabelo carregado negativamente.

Os cristais líquidos, feitos de um produto químico usado no tratamento de águas residuais, juntamente com moléculas de detergente, podem manter o cabelo colorido. A descoberta agora está sendo usada numa nova gama de shampoos e condicionadores da marca Pantene.

Fonte: Telegraph.co.uk





Img - Se seu cabelo está ruim, a culpa pode ser da tintura!
+ Sobre essa Curiosidade: Cabelo Titura de Cabelo Mulher
Comentários:

Curiosidades Relevantes