Ciências

Sucesso na experiência do LHC (Terça-Feira | 30 de Março de 2010)

Genebra, 30 Março 2010, Feixe do LHC foi bem sucedido
O acelerador de partículas do CERN – Laboratório Europeu de Física de Partículas registou esta terça-feira um problema ao iniciar uma nova experiência. O feixe já foi lançado duas vezes mas falhou devido a falhas no sistema de detecção.

A experiência foi transmitida em direto no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa, e as imagens que chegam da sala do controle do CERN, perto de Genebra, dão conta de um ambiente relativamente tranquilo.

Os investigadores detectaram o problema técnico que, segundo Gaspar Barreira, do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental, se tratou de ‘um problema de proteção e não da máquina’.

Resolvido o contratempo os cientistas iniciaram, finalmente, às 08h00 (hora de Brasília-BR) as colisões entre feixes de Prótons, as primeiras criadas pelo homem a uma energia correspondente a 280 mil milhões de baterias de carro.

ANÚNCIOS

A colisão entre dois feixes de Prótons circula nos dois sentidos e permite que estes ao se chocar libertem partículas mais pequenas, muitas das quais os cientistas apenas suspeitam que existem, de acordo com informações da agência Lusa.

A colisão dos feixes de Prótons à velocidade da luz é feito no interior do Large Hadron Collider (LHC) – um anel de 27 quilômetros de circunferência refrigerado 1,9 graus Kelvin (271,4 graus centígrados negativos), construído a 100 metros de profundidade, na fronteira franco-suíça, perto de Genebra.

I.R. / P.M.C.

ANÚNCIOS

Veja o vídeo:

Fonte:
Cmjornal.xl.pt
g1.globo.com

Sobre o Autor