CuriosidadeCiênciasTempestades Eletromagnéticas (Chuva de Ráios)

Tempestades Eletromagnéticas (Chuva de Ráios)

Img Mobile - Tempestades Eletromagnéticas (Chuva de Ráios)
Img - Tempestades Eletromagnéticas (Chuva de Ráios)




As tempestades eletromagnéticas são fenômenos meteorológicos muito freqüentes no Brasil e costumam acontecer em locais descampados. É importante saber que elas podem causar problemas sérios, tais como desabamentos, incêndios florestais e até mortes. Apesar da chance de um relâmpago atingir uma pessoa ser algo em torno de 1 para 1 milhão, estima-se que, no Brasil, 100 pessoas morram por ano atingidas por eles. Informação, atenção aos sinais do tempo e alguns cuidados podem salvar vidas!

Quando a tempestade se aproximar:
-> Procure abrigo em um prédio ou carro e mantenha as janelas fechadas evitando tocar nas partes metálicas.

-> Tire os aparelhos elétricos da tomada e evite usar o telefone, pois as linhas telefônicas e as tubulações elétricas podem conduzir eletricidade.Evite tomar banho e usar água corrente.

-> Feche cortinas e persianas para que sirvam de proteção se os vidros quebrarem e evite ficar próximo à janela.


O que fazer?
a) Se estiver ao ar livre: Em um bosque ou floresta, se abrigue entre as árvores mais baixas.

b) Se estiver na água: Saia o mais rápido possível e procure um abrigo. Seja um alvo pequeno, se agachando no chão e abraçando as pernas, com a cabeça entre os braços. Não deite no solo, isso fará de você um alvo maior! Procure se abrigar em uma região baixa, mas sem risco de inundação, longe de árvores, postes e outros objetos de metal.

c) Depois que a tempestade passar: Mantenha distância das áreas atingidas pela tempestade. Ouça o noticiário e mantenha-se informado sobre novos alertas Se alguém for atingido? Procure ajuda, chamando imediatamente os bombeiros A vítima pode estar queimada, tanto no local aonde foi atingida pelo raio como onde a energia saiu. Procure por queimaduras. Você pode ajudar, as pessoas atingidas por raios não continuam com a carga elétrica. Os raios podem causar complicações para o sistema nervoso, ossos quebrados e perda de audição. Observe essas características na vítima.



Definição para Raio:
Um raio é uma descarga elétrica que se produz pelo contato entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra. A descarga é visível a olho nu, com trajetórias sinuosas e de ramificações irregulares às vezes com muitos quilômetros de distância até o solo. Esse fenômeno é conhecido como relâmpago. Ocorre também uma onda sonora chamada trovão.
Leia o artigo completo aqui: Raio (meteorologia)


Fonte:
http://www.cbm.df.gov.br/index.php/cidadao/orientacoes/7-tempestades.html





Img - Tempestades Eletromagnéticas (Chuva de Ráios)
Comentários:

Curiosidades Relevantes