CuriosidadeCiênciasTop 10: Desastres naturais nos Estados Unidos

Top 10: Desastres naturais nos Estados Unidos

Img Mobile - Top 10: Desastres naturais nos Estados Unidos
Img - Top 10: Desastres naturais nos Estados Unidos




Funcionários do governo americano estão avaliando e revisando os planos de catástrofes em todo os Estados Unidos, na esteira do furacão Katrina, como fizeram depois dos ataques terroristas de 11 de setembro. Enquanto a guerra e os automóveis matam mais pessoas do que a natureza, é preciso descobrir o que as catástrofes naturais podem trazer de preocupações para os cientistas.

Destruição total da Terra

Ok, então ninguém está gastando muito tempo se preocupando com o que fazer se o planeta for aniquilado, mas pelo menos uma pessoa tem considerado seriamente a questão. A possibilidade de ser sugado para um buraco negro ou ser explodido por uma reação de antimatéria preocupa, e existem riscos cientificamente plausíveis de um evento que tornaria discutível essa lista inteira.

Uma linha de falha no Caribe pode gerar tsunamis mortais. Até 35 milhões de pessoas poderiam ser ameaçadas por esse tipo de fenômeno num futuro não tão distante, dizem os cientistas.

Parece que a costa não está imune à ameaça de tsunami. Para o leste dos Estados Unidos, o mais provável cenário é que as ondas tenham o impacto gigantesco de um asteróide caindo sobre o oceano. Os astrônomos já estão de olho em uma rocha que poderia cair num futuro distante, mas o cosmos poderia nos guardar uma surpresa também para um futuro não tão distante, dizem cientistas.

Ondas de calor matam mais residentes dos EUA do que qualquer outro desastre natural. 10 mil pessoas morreram em eventos passados. Enquanto as áreas urbanas ficam mais quentes, os sistemas de eletricidade mais gastos e a população envelhece, o risco também cresce.

Há aproximadamente dois séculos, uma série de três terremotos de magnitude 8 abalou o Midwest então pouco povoada, centrada perto de New Madrid, Missouri. Outro grande terremoto como este é inevitável. Agora, a região é densamente povoada. O que é mais perigoso é que a geologia ao leste das Montanhas Rochosas causam tremores a ser sentidos em uma região muito mais vasta. Tremores abalariam de Boston a Carolina do Sul. Algumas casas ao longo do Mississippi também iriam afundar no esquecimento.

Isso provavelmente não vai acontecer nas próximas centenas ou possivelmente até mesmo milhões de anos, mas ninguém realmente sabe quando o Parque americano Yellowstone vai explodir de novo, destruindo a vida de centenas de quilômetros ao redor de si e enterrando metade do país em cinzas de até um metro de profundidade.

Uma falha de terreno na saída sul da Califórnia poderia gerar um terremoto e um tsunami que atingiria tão rápido muitos moradores do litoral que não teriam tempo para escapar. Acrescente a isso a destruição sem precedentes da agitação do terremoto, e a situação seria uma reminiscência do furacão Katrina.

Os cientistas não podem dizer quando o impacto de um asteróide devastador vai ocorrer. Probabilidades são de que não será por décadas ou séculos, mas uma rocha espacial desconhecida poderia fazer um estrago a qualquer momento. Muitos especialistas dizem que o planejamento para lidar com uma catástrofe à escala continental deve começar agora.

Grandes furacões abalaram regiões durante anos, mas o intervalo entre eles é tão longo que as pessoas se esquecem, e as autoridades temem que a população possa não levar a sério as ordens de evacuação. O problema maior: Levaria cerca de 24 horas para fazer uma evacuação adequada em Nova Iorque, mas os furacões se movem mais rapidamente quando eles correm para o norte, o tempo de aviso real poderia ser apenas de algumas horas.

Geólogos sabem que é apenas uma questão de tempo antes que outro terremoto de 9.0 graus aconteça em algum lugar entre o norte da Califórnia e o Canadá. O tremor seria catastrófico localmente, mas a maior ameaça é o tsunami que poderia advir de uma linha com uma falha sísmica que é idêntica a que causou o tsunami de 2004 na Indonésia.


Tradução de Juliana Miranda.

Fonte:
Live Science





Img - Top 10: Desastres naturais nos Estados Unidos
+ Sobre essa Curiosidade: Tsunami Furacão Desatre Natural
Comentários:

Curiosidades Relevantes