CuriosidadeCiênciasTop 10 idiomas que estão em extinção no mundo

Top 10 idiomas que estão em extinção no mundo

Img Mobile - Top 10 idiomas que estão em extinção no mundo
Img - Top 10 idiomas que estão em extinção no mundo




Existem idiomas no mundo que são falados por pouquíssimas pessoas. São línguas que correm sério risco de extinção, pois não acompanham a dinâmica da evolução da linguagem e não têm sido transmitidos às novas gerações. Segundo especialistas em idiomas, algumas dessas línguas devem desaparecer completamente nas próximas décadas.

Um projeto chamado de “Idiomas em Risco” (The Endangered Languages Project) afirma que cerca de 40% dos quase 7000 idiomas falados no mundo correm o risco de desaparecer. Desse total, 215 línguas faladas no Brasil aparecem com ameaça de extinção.

Confira o Top 10 dos idiomas que estão em extinção no mundo:

1 – Crenaque – Atualmente, esse idioma é falado por apenas 10 pessoas no mundo. A língua é originária do Estado de Minas Gerais, no Brasil. O idioma é falado pelo povo crenaque, que vive às margens do Rio Doce, no nordeste de Minas Gerais. Hoje restam apenas 150 índios da etnia crenaque, mas apenas 10 dominam o idioma nativo.

2 – Ongota – Esse idioma é dominado por 8 pessoas. É falado na região de Muts’e, na Etiópia. A mistura de etnias é a principal causa do desaparecimento do idioma.

3 – Kanakanabu – Apenas 6 pessoas falam esse idioma, em sua maioria idosos de 63 a 81 anos de idade. A língua é falada na região de Namasia, em Taiwan. O povo indígena que dominava esse idioma hoje se comunica majoritariamente pelo Mandarim.

4 – Kawaiisu – Idioma falado por cerca de 5 pessoas no mundo. Falado no Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. O idioma é originário de tribos indígenas que viviam na Serra de Tehachapi, no sul da Califórnia, perto de Los Angeles.

5 – Paakantyi – Apenas 5 pessoas falam esse idioma na região de Nova Gales do Sul, na Austrália. A língua Paakantyi era falada por um grupo aborígene que vivia às margens do Rio Darling, no sudeste da Austrália.

6 – Ata – Idioma falado por apenas 4 pessoas no mundo na região da Ilha de Negros, nas Filipinas. É um idioma indígena adotado por um povo da região montanhosa da ilha de Luzon.

7 – Tehuelche – Língua dominada por 4 pessoas no mundo na região do Rio Santa Cruz, na Argentina. O povo que falava tehuelche habitava a Patagônia, no sul da Argentina, há mais de 14 mil anos.

8 – Poyanawa – Apenas 2 pessoas no mundo falam esse idioma no Acre, Brasil. É um idioma da família Panoan, falado por índios brasileiros.

9 – Kusunda – Idioma falado por 2 pessoas no Oeste do Nepal. É uma língua em sério risco de desaparecer em breve.

10 – Yagan – Língua falada por 1 pessoa na Ilha Navarino, no Chile. O Yagan era um idioma indígena dos antigos povos de Tierra Del Fuego.





Img - Top 10 idiomas que estão em extinção no mundo
+ Sobre essa Curiosidade: Top 10 Idioma Extinção
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Top 10 trabalhos mais bizarros

    Alguns trabalhos são tão bizarros que pensamos: como alguém pode ganhar a vida fazendo isso? Aqui, vamos conhecer as profissões mais estranhas do mundo. Acr...
    Leram 55621 Vezes

  • Top 10 fatos sobre a extinção de espécies

    Em 2016, o mundo recebeu uma boa notícia: o panda gigante, espécie chinesa que esteve presente na lista de animais em risco de extinção por mais de 15 anos,...
    Leram 4119 Vezes

  • Top 10 animais mais barulhentos do mundo

    Na natureza existem animais capazes de emitir sons ensurdecedores. Prepare-se para conhecer os animais mais barulhentos do mundo nesse Top 10. 1 – A Bale...
    Leram 24792 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quais são os principais crimes hediondos no Brasil?
  • UFO ataca nave espacial da NASA
  • O que é albinismo?
  • Livro de Mórmon: a descoberta do livro de ouro
  • É perigoso combinar energético com bebida alcoólica?
  • Hipóteses para o formato do universo
  • Leitura biométrica de íris e retina
  • Torre de Hanoi

Você Sabia?

O nome mais comum e popular no mundo é Mohammed.