CuriosidadeCiênciasTop 10 mitos sobre o cérebro

Top 10 mitos sobre o cérebro

Img Mobile - Top 10 mitos sobre o cérebro
Img - Top 10 mitos sobre o cérebro




O cérebro humano é uma máquina perfeita e que ainda guarda muitos mistérios. O sistema nervoso humano é responsável pelas funções vitais, pela inteligência e pelas emoções do homem.

Apesar dos avanços das neurociência, ainda há muito para ser descoberto sobre o cérebro. Hoje, ainda convivemos com informações equivocadas sobre esse órgão tão importante, fato que leva ao surgimento de muitos mitos.

Agora, vamos derrubar os 10 principais mitos sobre o funcionamento do cérebro humano.

1 – Usar mais o lado esquerdo do cérebro desenvolve habilidades em matemática – Esse é um mito muito conhecido. Muitas pessoas associam o lado esquerdo do cérebro à área de exatas e o lado direito à criatividade. De acordo com especialistas, esse mito surgiu nos anos de 1800, mas estudos recentes mostraram que os dois hemisférios do cérebro trabalham igualmente com a lógica e com a criatividade.

2 - Quanto maior o cérebro, maior a inteligência – Esse mito também é muito difundido. Entretanto, o tamanho do cérebro não é indicador de inteligência. A massa encefálica de pessoas inteligentes é anatomicamente igual a de qualquer pessoa. Assim, o peso e o volume cerebral não apresentam variação significativa. Nas pessoas mais inteligentes, o que acontece é a presença de redes cognitivas mais eficientes, com maior velocidade de processamento e melhor estratégia intelectual.

3 - O cérebro é cinza – O cérebro humano não é cinza. O órgão só se torna cinza quando exposto a produtos químicos usados para a sua conservação, como o formaldeído. O cérebro humano vivo possui massa cinzenta, massa branca, áreas avermelhadas e uma região preta.

4 - Álcool mata as células do cérebro – As bebidas alcoólicas consumidas socialmente não têm a capacidade de matar as células do cérebro. O único tipo de álcool que pode matar as células é o álcool com 100% de pureza. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas não mata as células, mas danifica as terminações nervosas, conhecidas como dendritos.

5 - Usamos apenas 10% do nosso cérebro – Esse mito teria surgido em 1998, graças a um anúncio de revista que dizia: “Você usa apenas 11% do seu potencial”. Depois disso, o mito ficou popular. Entretanto, exames de tomografia e ressonância magnética mostram que é possível verificar atividades mentais complexas em diversas áreas do cérebro.

6 - Mozart e jogos aumentam o QI – Pesquisas científicas já mostraram que pessoas que ouvem Mozart e jogam games não apresentam mais capacidade intelectual do que as pessoas que não têm esses hábitos. Assim, não existe respaldo científico para essas ideias.

7 - O cérebro regula a razão, e o coração regula a emoção – O cérebro é responsável por regular tanto a razão, quanto a emoção. O coração é apenas uma bomba muscular que leva o sangue oxigenado aos tecidos e ao cérebro, mas ele não possui capacidade cognitiva.

8 - Dor de cabeça tem relação com dor no cérebro – Esse mito também é bastante conhecido, mas é preciso dizer: o cérebro não dói! A cefaleia, ou dor de cabeça, é ocasionada pelo incômodo nos músculos, vasos sanguíneos e meninges. Os músculos em torno da cabeça e do pescoço também levar à dor.

9 - O cérebro ganha rugas quando a pessoa aprende algo - Durante a vida o cérebro não muda de tamanho, nem ganha rugas quando aprendemos alguma coisa nova. As rugas do órgão só aumentam com o avanço da idade.

10 - O cérebro humano é o maior de todos – Isso também é mentira. Vários animais têm cérebros grandes, bem maiores do que os dos seres humanos. Um elefante, por exemplo, tem um cérebro maior do que o do ser humano, mas possui uma relação cérebro-corpo ruim e desproporcional. O cérebro humano pesa, em média, 1,4 kg.





Img - Top 10 mitos sobre o cérebro
+ Sobre essa Curiosidade: Cérebro
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Situações estranhas estimulam o cérebro

    Além de oscilações entre momentos ruins e surpresas agradáveis, oportunidades e ofensas, a vida também apresenta contradições A nota de três dólares; a f...
    Leram 22240 Vezes

  • Qual o efeito no cérebro de uma paixão?

    Uma paixão tem efeitos biológicos avassaladores! O cérebro passa por diversas transformações químicas durante o período em que permanecemos apaixonados. ...
    Leram 25309 Vezes

  • É possível fritar o cérebro de tanto pensar?

    É comum escutarmos a expressão “Meu cérebro estava fritando durante aquela prova”. Mas será que é mesmo possível fritar o cérebro de tanto pensar? É clar...
    Leram 24686 Vezes

  • O Consumo de Calorias do Cerébro

    As atividades cerebrais só são possíveis devido aos nossos neurônios (células nervosas) retirarem energia do oxigênio e da glicose. Por minuto, os neurôn...
    Leram 15794 Vezes

  • Mistérios do cérebro humano

    O cérebro humano é um órgão complexo e cheio de mistérios. Mesmo com os inúmeros avanços da medicina, os médicos e pesquisadores ainda não têm explicações p...
    Leram 20185 Vezes

  • O calor faz mal para o cérebro?

    O calor pode fazer mal ao organismo humano como um todo, mas também pode afetar o cérebro de forma individualizada. A exposição ao calor intenso por período...
    Leram 14286 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Por que piscamos os olhos?
  • O que é Atazagorafobia?
  • Será verdade? Incrível caso de teletransporte
  • Top 10 Trapalhadas da Copa do Mundo de 2010
  • Top 10 coisas impossíveis realizadas pelo Chuck Norris
  • Aparição fantasmagórica no Canadá (Vídeo)
  • Disco Voador que caiu em Goiás - Caso de 2008
  • O homem de Neve

Você Sabia?

A Casa Branca tem 13092 facas, garfos e colheres.