CuriosidadeMundo BizarroTop 10 rios mais longos do mundo

Top 10 rios mais longos do mundo

Img Mobile - Top 10 rios mais longos do mundo
Img - Top 10 rios mais longos do mundo




Confira uma lista dos 10 rios mais longos do globo:

1. O rio Amazonas (6.992 Km)


Este é o maior rio do mundo, nasce no Peru e atravessa a Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana e Venezuela, antes de entrar no Oceano Atlântico no Brasil. Foi descoberto no ano de 1500, pelo explorador espanhol Vicente Yáñez Pinzón. Suas águas são barrentas e frias, alcançando a profundidade de 100m. Por ser considerado um rio de planície, é navegável em toda sua extensão.


2. O rio Nilo (6.853 Km)


Este rio é o mais longo da África. A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3.349. 000 km², abrangendo Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito. Seus dois afluentes principais são o Nilo Branco e o Nilo Azul, que se encontram no Sudão.


3. O rio Yangtze (6.300 Km)


É o mais longo da Ásia desde o seu nascimento no planalto tibetano até a sua foz no Mar da China Oriental. Percorre completamente o interior da China e no seu curso é encontrado a maior barragem do mundo: as Três Gargantas.


4. Missisippi-Missouri (6.275 Km)


Esse rio que se tornou famoso na história norte-americana pelas rotas dos navios a vapor, nasceu ao norte de Minnesotta e cruza até 10 estados dos EUA e termina pouco mais de 100 km, ao sul de Nova Orleans, no Golfo do México. Foi descoberto por outro espanhol, Hernando de Soto, no ano de 1541.


5. O rio Amarelo ou Huang Hé (5.464 Km)


Ele também corre inteiramente pela China a partir das montanhas de Bayan Har, na cordilheira de Kunlun, até o Mar de Boahi, também conhecido como o Mar Amarelo. Não é apenas um rio histórico, mas quase sagrado, pois é considerado o berço da civilização chinesa.


6. O rio Obi (5.410 Km)


É o rio mais longo da Rússia, embora também atravesse o Cazaquistão, a Mongólia e a China. Nasceu no maciço de Altai e flui para o Golfo de Obi, no Mar de Kara. Seu comprimento também inclui o do Irtish, seu complementar mais antigo e mais importante.


7. O rio Yenisei (4.093 - 5.539 Km)


O Yenisei, em si, mede 4.093 Km, mas se incluir seus afluentes Angara, Selenga e Ideriin, a medida sobe para 5.539 km. O rio também flui para o Mar de Kara e atravessa principalmente o território russo, especificamente na Mongólia.


8. O rio Mekong (4.880 Km)


Como o Yang Tsé, este rio nasce no planalto tibetano e depois atravessa os países do Laos, Birmânia, Tailândia, Camboja e Vietnã, terminando no Mar da China Meridional.


9. O rio Congo (4.700 Km)


Embora o próprio Congo meça 4.380 Km, o sistema completo, com seus afluentes, o faz crescer em 320. O Congo nasce em Kundelengu, ao sul de Shaba, antes de entrar no Oceano Atlântico. O rio atravessa dois países em seu curso: República Democrática do Congo e República do Congo.


10. O rio Amur (4.410 Km)


Este rio atravessa o nordeste da Ásia, das Montanhas Khentii, onde nasce, ao Mar de Ojotsk, no Oceano Pacífico. Seu trajeto atravessa também os países da Rússia, Mongólia e China.





Img - Top 10 rios mais longos do mundo
+ Sobre essa Curiosidade: Água Oceano
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Qual a probabilidade da Terra ser atingida por um cometa ou asteróide...
  • O homem que atacou a esposa com um atum
  • Estresse altera o cérebro das crianças
  • O Fantasma da Mulher sem Pernas
  • O Que é a Radiação UV
  • Homens tendem a achar que mulheres tatuadas são mais fáceis
  • Mamute super preservado é encontrado por Russos
  • Quem inventou a festa de Réveillon?

Você Sabia?

Em seus primórdios, a Coca-Cola era verde.