CuriosidadeCiênciasÚlceras aumentam o risco de diabetes

Úlceras aumentam o risco de diabetes

Img Mobile - Úlceras aumentam o risco de diabetes
Img - Úlceras aumentam o risco de diabetes




Os Fatos:
Uma má alimentação, a falta de exercícios, o excesso de peso e a genética são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Mas uma nova linha de pesquisa sugere que, em alguns casos, pode haver um contribuinte surpreendente: a bactéria do estômago conhecida como Helicobacter pylori.

As pessoas que adquirirem essa bactéria - geralmente na infância - estão em maior risco de apresentarem úlceras e câncer gástrico. Mas a bactéria também pode afetar dois hormônios digestivos envolvidos na fome e na saciedade.

A crença é que a bactéria aumente os níveis de grelina, o "hormônio da fome", que é conhecida por promover ganho de peso. Ao mesmo tempo, a H. pylori pode diminuir os níveis de leptina, "o hormônio da saciedade", o que reduz o apetite e promove a queima de calorias.

Em um estudo publicado no “The Journal of Infectious Diseases”, os pesquisadores analisaram mais de 13.000 pessoas. Os dados mostraram que pessoas que tinham H. pylori em seus sistemas também apresentaram níveis mais elevados de um composto considerado um forte preditor de diabetes e síndrome metabólica, o que inclui hipertensão arterial, açúcar elevado no sangue e um excesso de gorduras em determinadas regiões da corrente sanguínea.

Em outro estudo recente, na revista “Diabetes Care”, os cientistas da Universidade de Michigan analisaram amostras de sangue de 782 adultos, de 1998 a 1999. Os cientistas procuravam uma ligação entre várias infecções crônicas e diabetes tipo 2, e encontraram apenas uma: as pessoas que tiveram H. pylori em seus sistemas tinham quase três vezes mais chances de desenvolver diabetes do que aqueles que não a tinham.

Os cientistas que estudam essa ligação dizem que mais pesquisas são necessárias. Mas o tratamento da H. pylori, dizem eles, pode um dia ser uma forma de controlar ou prevenir o diabetes tipo 2 em algumas pessoas.

Conclusão:
Uma bactéria que provoca úlceras também pode aumentar o risco de diabetes.

Fonte: NyTimes.com.





Img - Úlceras aumentam o risco de diabetes
+ Sobre essa Curiosidade: Bactéria Úlcera Diabete
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • A curiosa bactéria que come petróleo

    Pesquisadores da Universidade de Los Andes, em Bogotá, estão estudando uma curiosa bactéria capaz de matar mosquitos transmissores da dengue e que comem pet...
    Leram 8176 Vezes

  • A penicilina e o perigo das super bactérias

    O medicamento conhecido como antibiótico é uma substância que pode interagir com organismos unicelulares ou pluricelulares que causam infecções no organismo...
    Leram 15012 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Triângulo das Bermudas (Documentário em Vídeo)
  • A curiosa história do café
  • Como morar nos Estados Unidos?
  • O Exoesqueleto de Miguel Nicolelis
  • Por que existe 110v e 200v?
  • A maior onda já surfada
  • Você é amigo dos seus amigos? Saiba o que os estudos sociais dizem sobre os laços de amizade!
  • Monstro do Lago Ness

Você Sabia?

Em seus primórdios, a Coca-Cola era verde.