CuriosidadeCiênciasXingar alivia a dor?

Xingar alivia a dor?

Img Mobile - Xingar alivia a dor?
Img - Xingar alivia a dor?




Quem nunca soltou alguns palavrões em um momento de dor extrema? Esse comportamento natural da maioria dos seres humanos está comprovadamente relacionado ao alívio da dor.

De acordo com um estudo coordenado pelo psicólogo Richard Stephens, da Universidade Keele, na Inglaterra, xingar ameniza a dor humana. A pesquisa feita com 67 pessoas comprovou essa teoria.

No estudo, o pesquisador colocava a mão dos voluntários em um recipiente com água muito gelada e permitia que eles falassem palavrões à vontade. Em um segundo momento do teste, o pesquisador repetia a experiência, mas não permitia os xingamentos.

O resultado: no primeiro teste, com palavrões, os voluntários resistiram cerca de 30 segundos a mais do que no segundo teste. De acordo com a pesquisa, xingar aumenta a nossa tolerância a estímulos dolorosos.


Palavrão Amigo



Não se preocupe, pois falar palavrões na hora da dor é normal. Essa atitude pode ajudar a aliviar a dor em pessoas que não têm o costume de xingar com frequência. O resultado do estudo sobre o xingamento foi apresentado na conferência anual da British Psychological Society.

Em resumo, os índices de tolerância à dor com xingamentos são maiores. Não hesite em falar alguns palavrões para suportar as dores da vida. Mas fique atento: essa condição de alívio da dor não acontece para pessoas que xingam com muita frequência no dia a dia. Guarde seus xingamentos para os momentos em que você realmente precisar deles!


Alívio da Dor



Os pesquisadores acreditam que a sensação de alívio da dor provocada pelo xingamento esteja relacionada a uma reação de luta ou fuga no organismo humano. Apesar de não ser uma estratégia médica de controle da dor, o xingamento causa sim uma resposta fisiológica que alivia o sofrimento. Os palavrões produzem uma resposta emocional e física.





Img - Xingar alivia a dor?
+ Sobre essa Curiosidade: Corpo Humano Cérebro
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Que destino foi dado ao cérebro do Einstein?

    Quando Albert Eistein morreu nos Estados Unidos, em 1955, uma série de especulações sobre o seu cérebro começaram a circular. Muitas pessoas acreditavam que...
    Leram 41611 Vezes

  • Situações estranhas estimulam o cérebro

    Além de oscilações entre momentos ruins e surpresas agradáveis, oportunidades e ofensas, a vida também apresenta contradições A nota de três dólares; a f...
    Leram 22407 Vezes

  • Funcionamento da ATP no cérebro

    O cérebro é o órgão mais importante do corpo humano. Ele é o responsável por várias reações químicas que garantem a energia para o organismo. O ATP (trif...
    Leram 8285 Vezes

  • O calor faz mal para o cérebro?

    O calor pode fazer mal ao organismo humano como um todo, mas também pode afetar o cérebro de forma individualizada. A exposição ao calor intenso por período...
    Leram 14697 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quantos aviões existem em operação hoje?
  • A origem do YouTube
  • A Curiosa Longevidade Animal
  • As pessoas fazem mais sexo no verão ou no inverno?
  • A Maior Piscina do Mundo
  • Do que é feito o presunto?
  • Como surgiu a continência dos militares?
  • Como é comemorado o reveillón no mundo?

Você Sabia?

É impossível criar uma pasta com o nome “con” no Windows.