Cotidiano

10 mitos e verdades sobre câncer de mama que você deve saber

Entrar num consultório médico e ouvir a palavra “câncer” é algo que ninguém quer e, na verdade, a maioria de nós tem medo de passar por essa experiência. E o motivo disso é muito compreensível! Embora a medicina tenha avançado muito, o câncer ainda é uma doença que desafia e , em muitos casos, não tem cura. Portanto, muitos pacientes recebem o diagnóstico quase como uma sentença de morte e isso é naturalmente muito assustador.

Como diz o ditado, conhecimento é poder e muitas vezes pode fazer toda a diferença. Em casos de câncer, por exemplo, todos os especialistas concordam que o diagnóstico precoce é fundamental para a busca da cura. Sendo assim, você pode se interessar por conhecer alguns mitos e verdades sobre o câncer de mama, um dos tipos de câncer que mais mata no mundo, mas que também tem tratamento.

1. Só desenvolve cancer de mama quem tem histórico familiar

Você provavelmente já ouviu esse tipo de afirmação em algum momento da vida, mas se trata de um mito. Ter um histórico familiar de câncer de mama pode te colocar no grupo de risco, ou seja, aumentar suas chances de ter a doença. Isso não significa, no entanto, que não ter um histórico familiar te torne imune a doença.

2. Amamentar é uma forma de prevenir contra a doença

Embora muita gente duvide, essa é uma informação verdadeira e baseada na ciência. Especialmente em gravidez antes dos 30 anos, quanto maior o período de amamentação, melhor para a saúde da mulher. Amamentar reduz os riscos de câncer de mama porque diminui os períodos menstruais e, por consequência, a produção de certos hormônios.

PUBLICIDADE

3. O risco de desenvolver a doença é maior em mulheres mais velhas

Estudos comprovaram que mulheres mais velhas tem, de fato, mais riscos de desenvolver a doença. Apesar disso, mulheres mais jovens, principalmente a partir dos 40 anos, devem estar atentas para os exames de rotina.

4. O autoexame descarta a necessidade de mamografia

Mito. O autoexame é importante e pode auxiliar na descoberta de tumores em estágios iniciais; no entanto, a mamografia é um exame necessário que fornece detalhes precisos ao diagnóstico, especialmente porque identifica sintomas além do “caroço”.

5. Desodorante pode favorecer o surgimento do doença

Mito. Segundo a ciência, o câncer surge por alterações nas células causadas por questões hereditárias ou ambientais. Nenhum desodorante tem esse potencial.

6. Atividade física ajuda na prevenção contra o câncer

PUBLICIDADE

Verdade. Manter o corpo ativo é uma boa arma para prevenir uma série de doenças, inclusive o câncer de mama. Os motivos específicos para isso englobam muitos fatores, mas essa é uma informação verdadeira.

7. Todo caroço na mama é câncer

Não é verdade. Existem nódulos, os famosos “caroços”, que podem ser benignos.

8. Não tem cura

Mito. O câncer de mama tem cura e é importante o diagnóstico precoce da doença, porque assim as chances de remissão total são maiores.

9. O tratamento é só por meio de quimioterapia

Mito. Existem outras opções de tratamento e cada caso precisa ser analisado de forma individual.

10. Nem sempre o câncer de mama é acompanhado de sintomas

Verdade. Em muitos casos, a doença se desenvolve de forma silenciosa. Por isso é fundamental que os exames de rotina, em especial a mamografia, estejam em dia.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]