CuriosidadeCotidiano12 riscos da anestesia que a maioria das pessoas desconhece

12 riscos da anestesia que a maioria das pessoas desconhece

Img Mobile - 12 riscos da anestesia que a maioria das pessoas desconhece

Um dos primeiros procedimentos em uma cirurgia é a anestesia, responsável por garantir que os pacientes tenham uma operação sem dor e mais segura. No entanto, mesmo com todos os avanços da medicina, existem muitos riscos da anestesia que a maioria das pessoas simplesmente desconhece.


Aqui estão os 12 principais riscos. Confira e informe-se sobre o assunto!



1. Reação alérgica - Este é o risco mais comum associado à anestesia geral. Por isso, antes de qualquer procedimento, o paciente precisa informar se tem alergia a algum tipo de medicamento.

2. Açúcar elevado no sangue - Pessoas diabéticas e não diabéticas têm o risco de apresentar açúcar elevado no sangue durante e após uma cirurgia. Isso acontece por que a anestesia bloqueia os sinais para o cérebro durante o procedimento cirúrgico e o nível de açúcar no sangue começa a subir por causa disso. Diabéticos podem ter reações negativas em decorrência desse pico de glicose, como infecções ou internações prolongadas.

3. Convulsões - A maioria das pessoas tem risco de ter uma convulsão durante ou após a cirurgia. Pessoas com epilepsia ou outras desordens neuromotoras correm um risco maior. Se um paciente está passando por abstinência de álcool ou apresenta um desequilíbrio eletrolítico, ele pode ter uma convulsão durante ou após a cirurgia. Por isso, é essencial discutir todos os problemas com drogas e álcool com o médico antes de administrar a anestesia.

4. AVC - Em geral, quando uma pessoa está sob anestesia, sua pressão arterial cai muito. Pessoas com pressão alta ou hipertensão podem ter uma reação adversa aos medicamentos, aumentando as chances de um AVC.

5. Ataque cardíaco - A anestesia é administrada para relaxar os músculos e bloquear a dor. O coração é um músculo e, por isso, ele fica relaxado durante o procedimento. Caso seja aplicada uma dose elevada de anestesia, o paciente pode ter uma parada cardíaca.

6. Coma - Outro possível risco da anestesia, embora muito raro, é o coma. Quando a anestesia geral é usada para a cirurgia, ela induz um coma controlado, que é revertido após o procedimento. Mas, em alguns casos raros, já aconteceu de o paciente não acordar após a cirurgia, ficando mais tempo em coma.

7. Perda de memória - Muitos pacientes acordam com certa desorientação depois de uma anestesia, mas também há casos em que as pessoas experimentam uma completa amnésia, saindo da cirurgia sem nenhuma lembrança.

8. Dificuldade em urinar - Algumas anestesias causam interrupção na capacidade de urinar. Esse bloqueio no trato urinário pode acontecer depois de cirurgias.

9. Dificuldade de evacuar - Os anestésicos gerais também podem causar dificuldade para evacuação em razão da interrupção da comunicação entre o cérebro e o intestino.

10. Problemas para respirar - Em algumas cirurgias, após a anestesia, o paciente precisa ser intubado. Isso ajuda a manter as vias aéreas abertas e assegura que a pessoa continue respirando durante o procedimento. Contudo, em alguns casos, os pacientes não conseguem respirar por conta própria após a cirurgia e precisam do aparelho de respiração artificial.

11. Aspiração - Em alguns casos, a anestesia pode fazer com que a pessoa aspire fluidos nos pulmões. Por isso, durante a cirurgia, os médicos precisam garantir que as vias aéreas do paciente estejam livres de fluidos.

12. Pneumonia - Se durante um procedimento um paciente ingerir fluido, vômito ou comida, ele pode desenvolver uma pneumonia, que pode ser fatal se não for tratada rapidamente.


Veja também: Mitos e verdades sobre anestesia



+ Sobre essa Curiosidade: Cirurgia Doença

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Melhores formas de queimar gordura
  • Este é o dinheiro que você deve economizar de acordo com a sua idade
  • Dom Pedro I, amante insaciável?
  • Usos bizarros para secreções humanas
  • Nong Youhui, um híbrido alienígena?
  • Alquimia moderna: pesquisa revela que bactérias formam minúsculas pepitas de ouro
  • A Invenção da Balança
  • Motivo do barulho no estômago

Você Sabia?

Ficar acordado por 2 semanas pode levar à morte.