Cotidiano

20 Curiosidades da Copa do Mundo na Rússia 2018 que todo fã de futebol deve conhecer

Confira as 20 Curiosidades mais interessantes da Copa do Mundo FIFA 2018 de Futebol na Rússia. Bônus: Horário dos jogos do Brasil. Veja!

Se você é um fã de futebol, você está esperando impacientemente para a abertura da luta pelo troféu da Copa do Mundo 2018, que acontecerá na Rússia entre os dias 14 de junho e 15 de julho. Abaixo 20 curiosidades sobre esse evento desportivo grandioso.

Veja as 20 Curiosidades da Copa do Mundo FIFA de Futebol na Rússia 2018

1. Embora já tenha sediado grandes torneios e eventos esportivos, incluindo os Jogos Olímpicos, é a primeira vez que a Rússia recebe a Copa do Mundo.

2. O mascote da Copa do Mundo da Rússia é um lobo chamado Zabivaka (em sua tradução significa “aquele que escreve”). O mais curioso é que ele foi escolhido por crianças russas através de uma pesquisa online.

Zabivaka, Mascote copa do mundo FIFA 2018 da Rússia
Mascote da copa do mundo FIFA 2018 na Rússia

ANÚNCIOS

3. Os criadores da série de animes Oliver e Benji confirmaram que o desenho retornará por ocasião da Copa do Mundo. Além disso, a animação incorporará alguns novos recursos, como o aparecimento de estrelas atuais como Messi e Cristiano Ronaldo.

Animes Oliver e Benji
Anime

4. Entre o grupo de árbitros da copa destaca-se o árbitro Sandro Meira Ricci. E, escalados como auxiliares: Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse. Serão esses os árbitros Brasileiros que trabalharão como juízes na disputa de futebol mais importante do mundo.

ANÚNCIOS

5. Embora a participação de 32 nações permaneça, a derrota da Itália contra a Suécia e a consequente não classificação do país para a Copa do Mundo de 2018 da Rússia surpreendeu a todos.

6. A Copa do Mundo foi disputada 20 vezes e o Brasil é o país que alcançou um maior número de títulos, 5 no total. Logo atrás estão a Itália e a Alemanha.

7. E falando da Alemanha, o país continua sendo o favorito dos especialistas e das apostas para conquistar o mundial. Brasil, Espanha, Argentina e Portugal são outras opções de destaque.

8. O torneio será realizado em um total de 11 cidades russas, que incluem Moscou, São Petersburgo ou Samara.

9. A maioria desses estádios está localizada na parte ocidental da Rússia, coincidindo com as áreas de poder econômico. De fato, o único assento pertencente ao lado asiático será Yekaterinburg.

10. O jogo de abertura será disputado entre a Rússia e a Arábia Saudita e realizado no remodelado estádio Luzhniki (Moscou), que também será o local da final no dia 15 de julho.

11. Apesar da copa ser sediada em 11 cidades, a Copa do Mundo da Rússia será jogada em um total de 12 estádios; 2 deles, o Luzhniki Olympic e o Spartak, estão localizados em Moscou.

12. Além disso, quatro deles foram reformados, enquanto os oito restantes foram construídos do zero. Todos eles têm, portanto, um equipamento de tecnologia e luxo.

13. O frio característico de algumas regiões exigiu a instalação de grandes máquinas de aquecimento nos estádios, a fim de manter o campo de jogo em estado ótimo.

14. Ao se referir à Copa do Mundo da Rússia, deve-se ter em mente que poderíamos estar falando sobre a copa mais movimentada de todos os tempos, de acordo com estatísticas de vendas, com convidados de todos os cantos do mundo.

15. É por isso que excepcionalmente, a Rússia decidiu permitir a entrada no país de todos os torcedores estrangeiros que possuem ingressos, sem ter que obter nenhum tipo de visto.

16. Além disso, todos esses torcedores têm ingressos para os jogos em sua posse, eles podem se mover livremente entre as cidades-sede; uma grande vantagem considerando as enormes distâncias.

17. Uma curiosidade que nem todos conhecem é que ao longo da história da Copa do Mundo foram concedidos dois troféus separados de 1930 a 1970. Um deles foi dedicado a Jules Rimet em homenagem ao ex-presidente da FIFA e feito de prata esterlina banhado em ouro e lápis-lazúli. Em 1974, o troféu atual foi inaugurado, feito com ouro de 18 quilates e uma forma de duas figuras humanas segurando a Terra.

18. A bola da competição foi chamada Telstar, a mais moderna da história do mundo, que também apresentará a novidade de transmitir o sinal dos jogos em 4k.

19. O vídeo-arbitragem também fará sua estreia neste tipo de competição, que deverá reduzir a margem de erro nas decisões de arbitragem.

20. O custo estimado é de cerca de US $ 20,9 bilhões, embora analistas digam que o valor pode dobrar, considerando os 51 bilhões das Olimpíadas de Inverno em Sochi.

Bônus: Horários dos jogos do Brasil, copa do mundo Rússia 2018 (Seguindo o Horário de Brasília):

1º Fase dos jogos da copa do mundo 2018

BRASIL x SUÍÇA – 17 de junho (domingo) às 15h
BRASIL x COSTA RICA – 22 de junho (sexta-feira) às 9h
BRASIL x SÉRVIA – 27 de junho (quarta-feira) às 15h

Caso o Brasil passe como primeiro colocado do Grupo E

OITAVAS DE FINAL – 2 de julho (segunda-feira) às 11h
QUARTAS DE FINAL – 6 de julho (sexta-feira) às 15h
SEMIFINAL – 10 de julho (terça-feira) às 15h
FINAL – 15 de julho (domingo) às 12h

Caso o Brasil passar como segundo colocado do Grupo E

OITAVAS DE FINAL – 3 de julho (terça-feira) às 11h
QUARTAS DE FINAL – 7 de julho (sábado) às 11h
SEMIFINAL – 11 de julho (quarta-feira) às 15h
FINAL – 15 de julho (domingo) às 12h

Caso perca na semifinal, a disputa do terceiro lugar será sábado, dia 14 de julho às 11h.

Se você for viajar para a Rússia, baixe a cartilha feita pelo governo Brasileiro para orientar os torcedores e turistas brasileiros quanto aos costumes e regras do país. Faça o download aqui.

Veja também:

Curiosidades sobre as copas do mundo

Histórico das bolas usadas nas copas do mundo

Curiosidades da Rússia

Sobre o Autor