Cotidiano

6 plantas para ter em casa que são repelentes naturais de mosquitos

Um país tropical como o Brasil sofre com um problema que todos nós já vimos: mosquitos. Especialmente durante o verão e épocas mais quentes, esses insetos conseguem se proliferar de forma problemática. Não são poucas as casas que você encontra com telas nas janelas, exatamente para tentar conter o avanço deles, que podem transmitir graves doenças.

Exatamente nessa categoria, de esforços para conter o avanço dos mosquitos, existe um recurso que nem todo mundo conhece. Já pensou em ter vasos de plantas que são repelentes naturais de mosquitos? Essas plantas existem e são bem mais conhecidas do que você imagina, confira:

Manjericão

Conhecido tempero, o manjericão possui propriedades que podem surpreender. De acordo com o especialista Matteo Grader, esta planta elimina um odor forte o suficiente para espantar os mosquitos. Além disso, ter um pézinho de manjericão no meio da horta não atrapalha em nada as demais plantas e, de quebra, ainda te oferece tempero fresco para as aventuras na cozinha.

Alecrim

Assim como a primeira planta da lista, o alecrim serve para diversos fins. Em primeiro lugar, e talvez o mais conhecido, é um delicioso tempero. Quem nunca provou um prato e descobriu depois que o “ingrediente secreto” era alecrim? O sabor é muito marcante e muita gente gosta.

PUBLICIDADE

Mas no combate aos mosquitos, o uso do alecrim também é bastante conhecido. Muitas pessoas sugerem, inclusive, que esfregar levemente os ramos de alecrim na pele é uma boa dica para que a essência da planta fique fixa, afastando os insetos.

Erva-cidreira

Você provavelmente conhece essa planta por causa do chá que pode ser feito a partir dela, mas se surpreenderia se conhecesse todas as possibilidades da erva-cidreira. Assim como as demais plantas da lista, a erva-cidreira elimina um odor que incomoda os insetos, os afastando naturalmente.

Não é preciso fazer nada, apenas te-la no ambiente. O cuidado que é preciso ter em relação a planta da erva-cidreira é justamente a respeito do controle de população, já que ela tende a se espalhar com facilidade. Além disso, a erva-cidreira também pode atrair abelhas, por conta do cheiro forte. Com atenção a esses dois pontos, além de uma aliada no combate aos mosquitos, você pode ter acesso as folhas frescas para fazer chá.

Citronela

PUBLICIDADE

As propriedades repelentes da citronela são amplamente conhecidas e, não à toa, essa planta serve na composição de vários repelentes de mercado, além de outros produtos de limpeza. No caso da citronela, a boa notícia é que a planta tem cultivo muito facilitado e pode ser mantida tanto em canteiros, quanto em vasos.

Hortelã

A hortelã é uma das plantas mais versáteis e amadas do mundo. Hortelã esta presente em todo tipo de produto que você possa imaginar. Um de seus usos mais comuns é justamente no controle de pragas, como mosquitos, moscas, formigas, etc. Para isso, basta te-la no ambiente.

Lavanda

Lavanda é outra planta que possui propriedades amplamente conhecidas e já vem sendo usada há muito tempo. Para cultiva-la, o trabalho é um pouquinho mais delicado, já que sua muda não é facilmente encontrada em todas as regiões. Como alternativa, você pode usar seu óleo essencial.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]