Ciências

8 fatos chocantes que podem estar relacionados ao Clima

Fenômeno responsável por alterações climáticas extremas também pode ter relação com outros fatos chocantes que vêm aterrorizando a sociedade.

8 fatos que podem estar relacionados ao El Niño
O El Niño é conhecido por causar mudanças climáticas extremas. Caracterizado pelo aquecimento fora dos padrões normais das águas superficiais do Oceano Pacífico, o fenômeno pode estar relacionado a uma série de fatos chocantes, que vêm preocupando a população mundial.

Confira 8 fatos que podem ter relação com o El Niño:

1 – O El Niño pode ser responsável pela propagação do vírus Zika – Alguns pesquisadores acreditam que o fenômeno climático possa estar desempenhando um papel significativo no aumento da população de mosquitos Aedes, responsável por transmitir a dengue e o Zika. Segundo Andrew Monaghan, cientista de pesquisa da Corporação Universitária para Pesquisa Atmosférica, o El Niño traz temperaturas elevadas e mudanças nos padrões de precipitação para a América do Sul, criando condições para que os mosquitos se reproduzam.

2 – O El Niño está causando uma crise alimentar global – O El Niño já provocou secas severas e inundações na África, Ásia e América Latina. Por causa deste fenômeno, cerca de 100 milhões de pessoas estão enfrentando a escassez de alimentos e água.

3 – O El Niño trouxe à tona um naufrágio – Durante a década de 1930, o navio Monte Carlo sofreu um acidente. Em 1937, ele encalhou no dia de Ano Novo durante uma tempestade. O barco ficou à deriva por algum tempo, mas acabou escondido pelas águas durante décadas. Agora, com os efeitos do El Niño, a embarcação voltou a ser vista na praia de San Diego.

ANÚNCIOS

4 – O El Niño elevou as temperaturas globais aos níveis mais altos da história – O fenômeno é responsável por elevar a temperatura média global ao seu maior nível já registrado, em janeiro de 2016. A temperatura global da superfície do nosso planeta está 1,13°C acima da média.

5 – O El Niño está trazendo o Death Valley de volta para a vida – O Death Valley é a região mais seca e quente da América do Norte, mas esta área está voltando à vida graças ao resultado direto das chuvas causadas pelo El Niño. Flores e folhas estão novamente brotando na região, transformando essa paisagem tipicamente estéril.

6 – O El Niño causou uma anomalia oceânica no Pacífico – Uma anomalia oceânica está sendo registrada na costa dos EUA. Uma parte dessa região desapareceu misteriosamente e voltou a aparecer em 2014 graças ao El Niño. Essa alteração das águas do Oceano Pacífico foi chamada de “The Blob” pelos cientistas.

ANÚNCIOS

7 – O El Niño está ameaçando uma cidade – As tempestades do El Niño têm sido destrutivas em grande parte da costa da Califórnia desde o final de 2015. A cidade que está sofrendo mais é Pacifica, onde as fortes ondas e chuvas estão colocando casas em perigo de cair no mar. Muitos moradores fugiram da região.

8 – O filhote de lontra que ficou órfão por causa do El Niño – Em janeiro de 2016, um filhote de lontra foi encontrado órfão na praia de Carmel, na Califórnia. Os funcionários do Programa Otter Sea levaram o bebê para uma unidade de terapia intensiva veterinária. De acordo com os pesquisadores, o El Niño vem provocando um número recorde de encalhes de lontras do mar. As chuvas de janeiro causaram a morte da mãe do bebê lontra achado na Califórnia.

Fonte: Oddee.

Assista – Previsões para o Futuro da Terra por Stephen Hawking:

Veja também:

O aquecimento global será irreversível?

Mudanças climáticas podem tornar plantações tóxicas

Sobre o Autor