Cotidiano

9 cidades pelo mundo que podem desaparecer até 2030

Já imaginou um dia acordar e a cidade onde você cresceu não existir mais? Esse cenário apocalíptico pode parecer história de filme, mas é um risco real que algumas cidades correm ao redor do mundo. O grande motivo por trás desse risco nada mais é do que as alterações climáticas que acontecem há anos. O que especialistas apontam é que alguns fatores, como a elevação do mar, pode colocar em risco a existência de algumas cidades e até países, como é o caso de Tuvalu.

Se esse é um assunto novo para você, provavelmente também não sabe que cidades são essas. Nessa lista, descubra nove cidades que correm o risco de desaparecer até o ano de 2030 segundo algumas previsões:

1. Veneza, Itália

A cidade de Veneza é uma das mais desenhadas, cantadas e filmadas do mundo. Famosa por seu clima romântico e áurea nostálgica, a cidade é o sonho de turismo de muita gente. O que nem todo mundo se da conta, no entanto, é que este lugar corre o  risco de sumir. A cidade foi construída sobre o mar, tendo pequenas ilhotas como base, e corre o risco de perder totalmente sua estrutura com a elevação das águas.

2. Bangkok, Tailândia

Outra cidade construída sobre um solo muito delicado é a imensa, e belíssima, Bangkok. Este paraíso tailandes foi criado sobre uma área de pântano, como argiloso, e por isso é propensa a inundações. Algumas previsões apontam que a cidade corre o risco de perder grande parte de sua extensão pela elevação das águas.

ANÚNCIOS

3. Miami, Estados Unidos

A cidade de de Miami é outra que também acaba sendo propensa a inundações e corre o risco de desaparecer em poucos anos. A previsão mais otimista é a de que a cidade, neste ritmo, poderia chegar ao fim até o ano de 2050. No entanto, algumas consequências desastrosas já poderiam ser sentidas nos próximos anos.

4. Basra, Iraque

Cientistas alertam que a localização da cidade de Basra pode coloca-la em risco de desaparecer nos próximos anos. A exemplo de Veneza, a cidade foi construída sobre uma base pouco firme e é cortada por águas. A região tem tendência a inundações e a elevação do mar pode coloca-la em risco de desaparecer até 2030.

5. Cidade De Ho Chi Minh, Vietnã

A cidade foi construída sobre muitas áreas de pântano e isso coloca em risco algumas áreas. Especialmente ao redor do Delta do Rio Mekong, os riscos de uma inundação são grandes. Especialistas alertam sobre o risco de que áreas inteiras da cidade desapareçam até 2030.

6. Nova Orleans, Estados Unidos

ANÚNCIOS

Pesquisas de autoridades na área apontam que atualmente mais de 30% da cidade de Nova Orleans esta atualmente abaixo do nível do mar. As projeções apontam que, até o fim do século, toda a cidade esteja abaixo do nível do mar. O risco de toda a cidade estar abaixo do mar é real.

7. Calcutá, Índia

Estudiosos já tentam traçar estratégias para salvar a cidade de Calcutá. Observatórios já apontaram que as inundações dos últimos anos tem sido maiores do que dos anos anteriores. O risco principal é de que a cidade inteira fique submersa e as previsões são catastróficas.

8. Amsterdã, Países Baixos

Desde sua fundação, a cidade de Amsterdã corre frequente risco de desaparecer. Em razão disso, as autoridades construíram um enorme dique, mas as inundações mais recentes apontam que novas alternativas precisam ser colocadas em prática para impedir o desaparecimento da cidade.

9. Georgetown, Guiana

Tentando correr contra o tempo, a cidade investe em uma espécie de paredão que vem sendo instalado há anos para tentar conter o avanço das águas. Essa estrutura, no entanto, pode não ser suficiente em alguns anos. A cidade, segundo as previsões mais pessimistas, pode desaparecer.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]