Universo

A diferença entre Cometa – Meteoro – Asteroide

Entenda as diferenças entre estes corpos celestes!

Alguns corpos celestes são bastante conhecidos pela população, embora seus conceitos possam não estar muito claros para todos. Você saberia diferenciar um cometa, um meteoro e um asteroide? Neste artigo, vamos apresentar as principais diferenças entre estes corpos celestes que causam tanta curiosidade e, ao mesmo tempo, tanto medo nos seres humanos.

Diferenças entre cometas, meteoros e asteroides

Asteroides e meteoros são fenômenos que podem atingir a Terra. Estes corpos celestes podem entrar em rota de colisão e se chocar com o nosso planeta, e este fato já ocorreu! Em 1908, um asteroide de 50 metros de diâmetro caiu na Terra e provocou grande destruição na região de Tugunska, na Sibéria. O corpo celeste destruiu uma floresta de 2 mil quilômetros quadrados. Felizmente, o fenômeno aconteceu em uma região despovoada.

Uma curiosidade que merece ser destacada é que este tipo de acontecimento costuma ocorrer a cada década, mas, de maneira geral, os corpos celestes caem em áreas desabitadas ou nos oceanos.

ANÚNCIOS

Confira agora as diferenças entre estes fenômenos:

Asteroide – O asteroide é um corpo formado por rochas, minerais e metais. Ele orbita o Sistema Solar, e costuma ficar concentrado nas proximidades de Marte e Júpiter, área conhecida como o Cinturão de Asteroides.
Asteroide

Em geral, os asteroides têm 1 quilômetro de diâmetro, mas também existem grandes asteroides com até 900 quilômetros de diâmetro. Um asteroide teria sido a causa da extinção dos dinossauros. Segundo a NASA, existem cerca de 4,7 mil asteroides perigosos perto da Terra.

ANÚNCIOS

Cometa – O cometa é um corpo formado por gelo, rocha e poeira. Ele, normalmente, se forma no Cinturão de Kuiper e na Nuvem de Oort, duas áreas que ficam fora do Sistema Solar. Um cometa bastante popular é o Halley, identificado em 1696, por Edmond Halley. Ele pode ser observado na órbita do Sol a cada 76 anos. Sua próxima aparição está prevista para acontecer em 29 de julho de 2061.
Cometa Halley

Meteoro – O meteoro é classificado como um flash de luz, resultante da passagem de um meteoroide que queima e se desintegra na atmosfera terrestre. Ele é aquilo que chamamos, popularmente, de estrela cadente.
Meteoro

Simplificando:
– Asteróide: Seu composto é rochoso e de dimensões gigantescas.

– Cometa: Em sua composição é uma esfera de gases congelados e poeira.

– Meteoro: Seu composto é rochoso porém sua dimensão é pequena.

Sobre o Autor