Ciências

A Lua é nosso relógio

Assim como a Terra se movimenta regularmente em torno do Sol, também a lua tem um movimento regular em torno da Terra. Através dessa regularidade, é possível calcular as horas conforme as quatro fases da lua, que são: nova, crescente, cheia e minguante.

Cada uma fica no céu durante sete dias com exceção da lua nova, a primeira do ciclo, que por acompanhar a órbita do Sol não é vista à noite. A crescente aparece no topo do céu às 18 horas e se põe à meia noite. Isso durante sete dias. N o oitavo, aparece a lua cheia, que já cresceu bastante e parece com uma abóbora que nasce no horizonte, a Leste, às 18 horas, atingindo o topo do céu à meia-noite, se pondo às 6 horas da manhã, a Oeste. Depois de mais sete dias, a lua começa a “esvaziar” e entra na sua última fase, a minguante, nascendo no horizonte, a Leste à meia noite, e passando pelo topo às 6 horas da manhã.

Daí para diante o Sol já vem nascendo e não será mais possível observá-la, porque ela entrará novamente na fase nova, quando então recomeçará o ciclo. Se você ficar acordado durante a noite, já saberá ver as horas pelas fases da lua, bastando decorar a tabelinha abaixo:

LUA NOVA – 18:00 h. – 24:00 h. – 6:00 h.
QUARTO MINGUANTE – 24:00 h. – 6:00 h. – 12:00 h.
QUARTO CRESCENTE – 12:00 h. – 18:00 h. – 24: h.

ANÚNCIOS

Sobre o Autor