CuriosidadeCotidianoA maior força é proporcional a quantidade de músculos?

A maior força é proporcional a quantidade de músculos?

Img Mobile - A maior força é proporcional a quantidade de músculos?

Você vê um sujeito musculoso na academia e logo pensa: esse cara é forte! Saiba que este pode ser um pensamento equivocado, pois os músculos não necessariamente significam força.

A definição muscular é um fator muito mais relacionado à estética do que a potência. De acordo com os profissionais de educação física e os médicos especializados em medicina esportiva, a massa muscular não equivale a mais força, ou seja, uma pessoa mais magra pode ser mais forte do que uma pessoa com músculos.

A força de uma pessoa está ligada a fatores externos e internos. A potência, ou força muscular, é a força máxima ou a tensão que pode ser gerada por um músculo ou grupo muscular.

Os músculos são formados por fibras de contração rápida e de contração lenta. Estas estruturas agem de maneira diferenciada em atividades de explosão muscular e resistência.

Não existem dados científicos que comprovem que o treino físico aumente as fibras musculares. Sendo assim, o ganho de músculos não aumenta a força ou potência. Tudo é uma questão de predisposição genética.

Quem treina nas academias consegue aumentar o volume dos músculos, se torna mais resistente à fadiga e até melhora a potência, mas não fica extremamente forte. Em resumo: tamanho não tem relação à força.

Vários estudos afirmam também que o tecido muscular apresenta força equivalente em todas as pessoas, independentemente do tamanho da estrutura muscular. Algumas pessoas também têm uma tendência natural a apresentar mais força por causa de questões anatômicas, como as ligações dos músculos. Isso explica porque alguns indivíduos magros são mais fortes do que os musculosos.

Existe ainda um limite de força que se pode acumular ao longo dos treinos, mas obviamente os ganhos de massa muscular ajudam a ganhar força.



+ Sobre essa Curiosidade: Musculação
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Erros mais comuns de quem pratica musculação

    A musculação é perfeita para quem quer alcançar um corpo definido e sem as indesejadas gordurinhas. Os treinos nas academias sempre devem ser acompanhados p...
    Leram 20003 Vezes

  • Curiosidades sobre Musculação

    Uma pessoa sedentária perde cerca de 10 % de massa muscular entre os 25 e os 50 anos de idade, e cerca de 30% entre os 50 e os 80 anos. A força, a resistên...
    Leram 49617 Vezes

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Pesquisadores de Cingapura criam vaso sanitário que transforma fezes em combustível e adubo
  • Top 10 teorias conspiratórias sobre a Medicina
  • Os Nefilins - Será que realmente existiu
  • Caminhão do Futuro - Flex Futurum
  • Arnold Classic
  • Enfermeiras com problemas de coluna
  • 31 coisas bizarras que as pessoas fazem
  • Físicos utilizaram a antimatéria em famoso experimento

Você Sabia?

Comer maçã ajuda a ficar acordado.