Ciências

A menstruação realmente te deixa com mais vontade de fazer o número dois

O período menstrual é sempre um assunto delicado porque é capaz de mexer com muitos aspectos do corpo, gerando desconfortos, dores e transtornos no geral. Poucas são aquelas que passam por esse período sem sentir algum tipo de inconveniente. É claro que, mesmo para aquelas que se afetam pelo período menstrual, ele pode se manifestar de muitas formas.

Existe quem sofra apenas variações de humor, quem sofre com dores de cabeça ou musculares, tem também quem sinta cólica… E existem ainda aquelas pessoas que sentem tudo isso de uma única vez. Não é simples e, muitas vezes, é preciso fazer uso de medicamentos para que esse período seja suportável.

O mais curioso é que, embora seja algo com o que as mulheres lidem há séculos, ainda existem alguns mistérios acerca do período menstrual. Muito disso se deve a maneira como o assunto é tratado, envolto em tabu. É muito difícil falar sobre o assunto porque, geralmente, o tema vem acompanhado de narizes torcidos e constrangimento.

Talvez se o assunto fosse mais abordado, haveria menos desinformação. Por exemplo, existem coisas que a maioria das mulheres enfrentam durante esse período e, mesmo assim, parecem se sentir sozinhas. Isso porque quando o assunto não é abordado, é mais fácil acreditar que você é a única pessoa passando pela situação em questão. Uma dessas coisas, por exemplo, é o aumento da necessidade de ir ao banheiro para fazer o número dois. Se você passa por isso, saiba que você não esta só!

PUBLICIDADE

Intestino é afetado pelo período menstrual e aqui esta o motivo

Muitas mulheres experimentam não apenas o aumento na vontade de fazer coco, como também cólicas intestinais e até mesmo diarreia. A maioria não fala sobre o assunto porque não faz ideia de que esse seja um tema comum a muitas outras, mas é. O problema é comum porque se deve a uma questão química.

No corpo humano existem substâncias semelhantes aos hormônios, mas que se diferem por não entrarem na corrente sanguínea. As Prostaglandinas são uma delas e sofrem aumento durante o período menstrual. Com o aumento, as mulheres passam a sentir uma maior precipitação intestinal, o que leva a uma maior necessidade de ir ao banheiro e também a muitos casos de diarreia.

A cólica que você sente antes ou durante a menstruação também se deve às prostaglandinas, que são produtos químicos produzidos no revestimento do útero. Antes de você odia-las, vale a pena saber que as prostaglandinas têm uma utilidade além de apenas causar dor. Os produtos químicos fazem com que seus vasos sangüíneos se contraiam e desencadeiam contrações nos músculos do útero, e você começa a derramar o revestimento uterino.

PUBLICIDADE

Apesar de muito desconfortável, o problema não é uma condição clínica e, portanto, não precisa gerar grandes preocupações. Durante o período menstrual, você pode fazer uso do medicamento que alivia os sintomas, sempre com orientação médica, e apenas aguardar o período passar. Se o problema persistir, então é hora de conversar com seu médico e descobrir se existe algo errado com seu período menstrual.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]