A Origem da Expressão OK

Mesmo sendo uma expressão de origem norte-americana, o “ok” acabou extrapolando fronteiras.

Torou-se assim um fragmento universal e com diversas utilidades, dependendo do contexto em que se insere e da entonação que damos a ele.

Te convido a saber mais sobre a origem dessa expressão no texto a seguir!

Piadinha



A quem diga que tudo começou em meados do século 19 nos EUA, quando existia o costume de se abreviar expressões inteiras utilizando apenas as iniciais de cada palavra.

E para ser mais divertido, além de abreviar tudo, as pessoas trocavam algumas letras por outras, cujas palavras tinham o som parecido ou contavam com erros de grafia propositais.

Com isso, em 1839, o termo "ok" surgiu em um artigo humorístico do Boston Morning Post, sendo uma abreviatura de “oll korrect” que, por sua vez, significava "all correct".

Algo como, "tudo certo" ou "tudo bem" em tradução livre.

ok

A origem "improvável"



A trajetória do termo é objeto de um estudo e segundo o linguista Allan Metcalf, autor do livro “ok”, ela é uma invenção mais sensacional da língua inglesa, e é difícil explicar por que é tão bem-sucedida.

Por ser incomum, e palavra assim, dificilmente entram no vocabulário popular, foi uma combinação muito estranha de coincidências que ajudou essa palavra.


Outra hipótese



Segundo outra teoria, “ok” significa "tudo certo" (all correct, em inglês).

Porém no início do século XIX, em Boston (EUA), as letras AC, que poderiam ser confundidas com "alternating current" (corrente alternada).

Com isso, costumava-se usar OK, referente a "oll korrect", gíria que tinha o mesmo significado.

Outra hipótese é de a sigla teria começado a ser usada na Guerra de Secessão dos Estados Unidos (1861-1865), onde as pessoas exibiam, na fachada das casas, a expressão OK, iniciais de "0 killed" (zero mortos), para comunicar que ali não havia nenhuma baixa de guerra.


Tecnologia



O sucesso de “ok” está unido à tecnologia, onde a palavra surgiu na mesma época em que apareceram as primeiras formas de comunicação por telégrafo.

Consolidou-se como termo de confirmação neste tipo de diálogo à distância.

Com o advento da informática, ele ganhou ainda mais força ao se tornar sinônimo de “sim”, de “aceitar”, de “faça”, em comandos no computador.


Conclusão



Enfim, o sucesso do “ok” pode ser conferido à sua brevidade e flexibilidade, pois a sigla pode servir para preencher de forma rápida uma aprovação de um documento ou conta.

A sigla também concede permissão, bem como estado ou segurança ou ainda encerrar uma ação ou mudar de assunto.

Agora nos diga o que você achou do nosso texto?

Tem algo a dizer a respeito? Nos siga no facebook e nos deixe um recado!

A Origem da Expressão OK

Curiosidades Relevantes

Leia Mais