CuriosidadeUniversoA Posição do Sol na Via Láctea

A Posição do Sol na Via Láctea

Img Mobile - A Posição do Sol na Via Láctea

Todos sabem que a cada 28 dias aproximadamente, a Lua completa uma volta ao redor da Terra. Também é de conhecimento básico que a Terra, junto com a Lua, executa o movimento de translação ao redor do Sol, que leva 365.25 dias para ser completado. Aliás, não é só a Terra que circunda o Sol, mas todos os planetas, Luas, asteróides e satélites executam esse movimento de translação.

O que poucos sabem, no entanto, é que nosso Sol, com tudo que gira ao seu redor, também circunda alguma coisa, mas essa "coisa" está tão longe que nós nem percebemos o movimento. Estamos falando do centro a Via Láctea, ao redor do qual o Sol e mais de 200 bilhões de estrelas giram.

Toda a Via Láctea descreve um movimento de rotação ao redor de um ponto central, mas seus componentes não se deslocam à mesma velocidade. As estrelas que estão mais distantes do centro movem-se a velocidades mais baixas do que aquelas que estão mais próximas.

Nosso Sol descreve uma órbita praticamente circular em torno da Via Láctea e sua velocidade de translação é de 225 km por segundo. Para dar uma volta completa ao redor do centro da Galáxia o Sol leva aproximadamente duzentos milhões de anos. Como a idade da nossa estrela é de 4.5 bilhões de anos, podemos afirmar que desde que existe, o Sol já deu 22 voltas ao redor da Galáxia.


Braços
A Via Láctea é uma galáxia espiral formada por 4 braços maiores - Perseu, Norma, Crux-Scutum e Carina-Sagitário - e os braços menores de Órion e Cignus.

Atualmente, o Sol ocupa uma posição na periferia da Via Láctea, conhecida como Braço de Orion, distante cerca de 27 mil anos-luz do centro galáctico.

Até 1953 os astrônomos não tinham conhecimento da existência dos braços da Via Láctea. A observação da estrutura espiralada era obstruída pela poeira estelar, além de ser dificultada por ser feita de dentro da própria Galáxia. Até este ano (2008) os cientistas acreditavam que a Via Láctea possuía os 4 braços mencionados, mas dados fornecidos pelo telescópio Spitzer estão mudando essa concepção.

Segundo o modelo proposto pelo astrofísico Robert Benjamin, da Universidade de Wisconsin, a via Láctea possui apenas dois braços principais: Perseus e Scutum-Centaurus, sendo os demais braços reclassificados como braços menores ou ramificações. Centaurus e Perseus contêm uma enorme concentração de estrelas jovens e brilhantes.

Como vimos, a Via Láctea é classificada como sendo uma galáxia espiral e seus braços giram em torno do núcleo à semelhança de um grande cata-vento. Em seu interior, nosso Sol não passa de um minúsculo grão de areia a vagar pelo Universo.


Fonte:
http://apolo11.com/curiosidades.php?posic=dat_20081023-084713.inc
Titulo Original: Via Lactea: Saiba onde está o Sol dentro da Galáxia!
Texto retirado integralmente da fonte acima.
Imagem: http://apolo11.com/display.php?imagem=imagens/etc/via_lactea_bracos_big.jpg - Crédito: Wikimedia Commons/Digital Sky.



+ Sobre essa Curiosidade: Via Láctea Sol Terra Universo Estrela
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Por que a bússola aponta sempre para o norte?

    Acredita-se que os chineses foram os primeiros a utilizarem o método de orientação natural para permanecerem na rota em suas viagens marítimas. Eles descobr...
    Leram 26934 Vezes

  • O Enigma dos Neutrinos Solares Desaparecidos

    O Enigma dos Neutrinos Solares Desaparecidos Sabe-se que a luminosidade das estrelas tem a sua origem nas reações termonucleares que se processam no seu in...
    Leram 12933 Vezes

  • Um dos maiores terremotos da Terra...

    Um dos maiores terremotos do mundo aconteceu no ano de 1755, em Lisboa, Portugal. O sismo de 1755 aconteceu exatamente no dia 1 de novembro e causou uma gra...
    Leram 25947 Vezes

  • Os Cinco Vulcões mais Perigosos da Terra

    O vulcão é uma estrutura geológica através do qual surge o magma. Há muitos vulcões em todo o nosso planeta e geralmente estão localizados nos limites que f...
    Leram 2063 Vezes

  • A maior estrela do espaço sideral

    A maior estrela do Universo Observável Falando de estrelas, a maior estrela do Universo Observável é, por enquanto, VY Canis Majoris. Localizada na const...
    Leram 55959 Vezes

  • Qual será o destino do Universo

    Se a Teoria da Relatividade Geral estivesse certa, o Universo teria começado com temperatura e densidade infinitas. Em cerca de um centésimo de segundo após...
    Leram 14493 Vezes

O site dos curiosos.

Veja também

  • Carnac Stones - Carnac, França
  • Quais os bilionários mais jovens da história?
  • 35 perfis de famosos mais tops do Instagram
  • Na Lua tem luz
  • O que é Evento de Ruptura?
  • Mitos e verdades sobre anticoncepcionais
  • A diferença entre Cometa - Meteoro - Asteroide
  • Nova descoberta aumenta em até 10 vezes a duração das baterias

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.