A terra com duas luas... É um mito, dizem os especialistas

Marte aproximou-se da Terra em Agosto de 2007, mas tal só se repete em 2018

É um daqueles mitos que se criam pelos boatos ou com o simples encaminhar de e-mails. Se se confirmassem as teorias, nesta segunda-feira, 27 de Agosto, seria possível vislumbrar duas luas, devido à aproximação de Marte à Terra. Nada mais errado, dizem os especialistas.

«Isto nunca se verifica», esclarece o Núcleo Interativo de Astronomio (NUCLIO). «Mesmo nos momentos de maior aproximação Marte nunca deixa de ser somente um ponto brilhante no céu», estando muito longe de igualar a dimensão da lua aos nossos olhos.

Segundo os especialistas, «este tipo de mensagem começou a circular em 2003 quando ocorreu uma oposição de Marte (a altura em que Marte e a Terra mais se aproximam) particularmente próxima, uns meros 56 milhões de quilômetros. Essa oposição ocorreu no dia 27 de Agosto de 2003 e foi amplamente noticiada por todo o mundo. Desde então, a história volta a circular por esta altura do ano, mencionando o dia 27 de Agosto, apesar das oposições não ocorrerem nas mesmas datas», frisou o NUCLIO.

Este ano irá registrar-se uma aproximação máxima, mas a 24 de Dezembro, e terá apenas 88 milhões de quilômetros, o que fica muito longe dos 56 registrados em 2003. Pois bem, a Lua vai estando a 400 mil quilômetros e, por isso, bem mais visível.

Segundo os especialistas, algo similar ao que sucedeu em 2003 só acontecerá a 31 de Julho de 2018, altura em que Marte vai estar a 57,59 milhões de quilômetros de distância da Terra.

Fonte: diario.iol.pt

A terra com duas luas... É um mito, dizem os especialistas

Curiosidades Relevantes

Leia Mais