Cotidiano

Ajudar os outros pode trazer esses 7 benefícios à saúde

Você já deve ter ouvido diversas reflexões sobre empatia e solidariedade. Em geral, somos criados para acreditar que “devemos fazer o bem sem olhar à quem”. Essa é uma visão que a sociedade passa para frente, geração após geração, porque é o mais moral a ser feito. Nem sempre o fazemos de fato, mas todo mundo concorda que estender a mão é sempre recomendado quando podemos e temos essa chance.

Essa ajuda nem sempre precisa ser a algum desconhecido, pelo contrário. A todo momento, temos a chance de ajudar amigos, familiares, colegas de trabalho, vizinhos, conhecidos, etc. Mas você já parou para pensar que essa atitude, de estender a mão ao outro, pode ser benéfica para você? Talvez não, mas é verdade. Ajudar e ser solidário faz bem à mente.

Para começar, ajudar as pessoas ao nosso redor é capaz de nos ajudar a reduzir nossos níveis de estresse. Não é inteiramente claro ainda o porquê, mas ajudar os outros auxilia na liberação de hormônios associados a sensação de prazer e felicidade, como a endorfina; essa liberação, por sua vez, ajuda a reduzir os níveis de estresse do corpo daquele que ajuda.  Ao mesmo tempo, ajudar os outros te ajuda com sua própria autoestima.  Ao ajudar o outro, você passa por um processo muito íntimo de auto-validação e reconhecimento. Ao ajudar os outros, você se percebe como relevante para a comunidade da qual faz parte e, dessa forma, valida a si mesmo. Com isso, naturalmente sua autoestima é beneficiada.

Atender ao outro com aquilo que esta ao seu alcance também te ajuda a melhorar sua própria visão de mundo, ampliando um sentimento de solidariedade com as pessoas ao seu redor. Você passa por um processo de otimismo quando ajuda o outro, o que esta também associado a melhora dos níveis de estresse. Com isso, ajudar  o outro também estimula a sua empatia. Para ajudar alguém sem esperar na da em troca, você precisa estar aberto e desinteressado em fazer julgamentos. Esse ato te ajuda a se colocar no lugar do outro, estimulando sua empatia.

PUBLICIDADE

Por mais delicada que seja a sua realidade, ou a realidade ao seu redor, quando você ajuda o outro acaba também aumentando seu otimismo. O resultado disso é também o aumento da sua sensação de gratidão. Se você pode ajudar alguém é porque, antes, você teve condições para tal – pelo que você se torna grato. Ainda que por intermédio de si mesmo, ajudar ao outro te faz ser capaz de reconhecer que existem pontos bons e positivos na sociedade.

Ser solidário também te torna uma pessoa mais feliz, de forma geral. Através de uma postura solidária, você se torna capaz de criar vínculos com pessoas e fazer conexões, o que te leva a alcançar mais felicidade. Em última análise, ser uma pessoa solidária também te ajuda no combate as dores. Assim como no caso da redução de estresse, essa característica esta associada a liberação de endorfina. Quimicamente falando, esse é um hormônio considerado um analgésico natural.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]