CuriosidadeTecnologiaALONTM, Alumínio transparente

ALONTM, Alumínio transparente

Img Mobile - ALONTM, Alumínio transparente

O Alontm é um tipo de alumínio transparente utilizado na indústria. Ele é um oxinitrato policristalino de alumínio, uma espécie de cerâmica transparente cristalizada sobre átomos de alumínio.

Esse tipo de material é extremamente resistente, sendo até mesmo superior ao vidro blindado utilizado em automóveis. O alumínio transparente foi desenvolvido inicialmente pelo exército norte-americano para construir veículos de guerra com janelas blindadas.

Hoje, o alumínio transparente é considerado muito útil para vários setores da indústria graças ao seu aspecto mais fino, leve e mais resiste que o vidro.

O material vem sendo amplamente utilizado na blindagem de veículos e em leitores de código de barras. Nessa segunda função, o alumínio transparente é considerado mais eficiente por permitir um alto índice de transparência para luz visível e ultravioleta.

Veja como é fabricado o papel alumínio.

O ALONTM já vem sendo cotado, até mesmo, para a fabricação de latas de cerveja e refrigerante. A única desvantagem desse tipo de material é que sua produção é considerada 5 vezes mais cara que a do vidro blindado.

Já é possível afirmar também que o ALONTM poderia resistir a tiros de rifles anti-aéreos a um distância de, pelo menos, 150 metros. A esperança é, que no futuro, uma larga produção desse material possa baratear o processo e torná-lo acessível à indústria mundial.



+ Sobre essa Curiosidade: Reciclagem Alumínio

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • El Niño
  • Tudo sobre a nova rede social HELLO Network
  • O local mais frio do mundo
  • Estresse altera o cérebro das crianças
  • Espanhol é ameaçado de morte por criar lâmpada que não queima
  • A Invenção do Velcro...
  • Qual a comida mais famosa do mundo?
  • Imagens de satélite da NASA mostram uma prova chocante da Engenharia Climática

Você Sabia?

Senna conquistou 41 vitórias, 161 GPs, fez 2.750 voltas na liderança, 65 poles e ganhou 3 títulos mundiais.