Cotidiano

Aprenda a identificar sinais de exaustão mental

Estar mentalmente exausto atualmente não é algo do que as pessoas tenham receio de falar mais. O problema disso é que se, por um lado, as pessoas estão falando mais sobre isso; por outro, também existe uma intensa banalização desse tópico, do assunto de forma geral.

No entanto, a exaustão mental é um assunto sério e que pode levar a problemas muito sérios. Algumas pessoas podem gerar transtornos mentais graves pela exaustão. Mas o que de fato é esta exaustão? O que realmente significa estar exausto mentalmente? Essa é uma questão que parece boba mas, na realidade, é muito séria.

Se todo mundo se sente mentalmente exausto, mas consegue lidar com isso, então será que realmente se trata de um assunto tão sério? A resposta é sim. O problema é que as pessoas, em geral, confundem muito o que é cansaço e exaustão. Como reconhecer sinais, então?

A exaustão mental pode ser sentida de muitas formas, mas a forma como as pessoas descrevem pode ser muito semelhante e se encontrar em alguns pontos. Para muitas pessoas, essa sensação pode se tornar em algo ainda mais sério, como a síndrome de burnout, por exemplo.

PUBLICIDADE

Para muitas pessoas, a exaustão leva a um “piloto automático”, no qual a vida perde um pouco o prazer. É comum ouvir, por exemplo, que existe um desejo de jogar tudo para o alto, fugir e deixar tudo para trás, “sair correndo”, simplesmente porque aquele contexto não parece mais prazeroso, ou suportável.

Esses podem ser sinais de que as coisas estão chegando em um ponto de limite. Se você sente que não consegue mais fazer coisas simples, como acordar no horário que precisa, por exemplo, ou manter a concentração, talvez seja hora de procurar um médico.

PUBLICIDADE

A disciplina em relação a coisas que não trazem prazer naquele momento pode ser extremamente afetada. Por exemplo, vamos supor que você tenha um objetivo e que precisa se manter focado para atingir aquela meta. No entanto, para se manter focado você precisa tomar atitudes cujo o prazer momentâneo é zero. Para pessoas mentalmente exausta, essa atividade se torna imensuravelmente mais cansativa.

Não encontrar sentido em algumas atividades, ter dificuldade para se lembrar das coisas, ter dificuldade para engajar em eventos sociais que antes eram prazerosos… Todos esses sinais podem sugerir que sua mente precisa de descanso.

A exaustão mental pode gerar sintomas físicos, como: dor de cabeça, dor nas costas, dificuldade para dormir, dores musculares, problemas no estômago ou intestino, etc.

Recuperar o cérebro desgastado existe um certo nível de comprometimento. A primeira coisa é admitir que existe um problema e, a partir daí, trabalhar para solucionar esse problema. Muito da recuperação depende de uma comprometida mudança de hábitos, que nem sempre é confortável.

O mais importante nisso tudo é buscar ajuda. A maioria das pessoas, senão todas elas, não vai conseguir lidar com esse problema sozinha. Muitas pessoas podem ter vergonha de sentir que estão doentes, mas é algo que precisa começar a ser encarado de uma forma mais construtiva e saudável.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]