Curiosidade › Mundo Bizarro › Áreas de Banho Japonesas

Áreas de Banho Japonesas

Img Mobile - Áreas de Banho Japonesas

A cultura de banho japonês está profundamente integrada ao modo de vida do povo da Ásia Oriental. O banho no Japão está longe da concepção ocidental de ser apenas um ato de higiene, pois implica um momento de desconexão e purificação do corpo e da mente de acordo com a filosofia japonesa.

Áreas de banho japonês: higiene e relaxamento



A primeira coisa que você deve saber é que qualquer tipo de banheiro japonês (tanto privado quanto público) é diferenciado em duas áreas e é impensável concebê-las em conjunto.

Primeiro de tudo, na área do chuveiro, uma pessoa vai se sentar em um banquinho de plástico ou de madeira para se enxaguar ou jogar um balde cheio de água sobre o corpo.

Somente quando estiver completamente limpo você poderá acessar a área balnear, onde está localizada a banheira de hidromassagem ou banheira japonesa e que terá um piso com drenagem para absorver toda a água que cai.

Tipos de banhos japoneses: Ofurô, Sento e Onsen



1. Ofurô japonês


Ofurô japonês

O ofurô é o nome dado à banheira japonesa, mais profunda e menor que a ocidental, oferecendo apenas o espaço necessário para a água cobrir bem o corpo. Outro aspecto é a temperatura da água, extremamente quente. Para manter o calor usado para cobrir a tina de madeira é utilizado um sistema de energia responsável pela regulação da temperatura.

Todos os membros da família tomam banho na mesma água por alguns dias; daí a importância de manter ofurô sempre limpo e quente. Embora seja geralmente respeitado, nem todas as famílias seguem essa regra; alguns até escolhem compartilhar seu momento de banho japonês com seus filhos pequenos, aproveitando a oportunidade para interagir com eles.

Em suma, a principal função do ofurô japonês é o relaxamento e algo que vale a pena notar é que todas essas medidas seguidas no uso do ofurô favorecem a reciclagem e a conservação da água.


2. Sento japonês


Sento japonês

Para quem não tem um ofurô em casa, existe a possibilidade de frequentar o chamado Sento, um banheiro comunitário japonês dividido por sexos e que pode ser usado diariamente por um preço acessível.

A entrada é indicada por uma cortina chamada noren e dentro você pode encontrar diferentes piscinas ou banheiras comuns com água quente não térmica. Estas "banheiras comuns" podem ser de diferentes tipos: com ervas aromáticas, com água extremamente fria ou mesmo com pequenas descargas elétricas. Outra característica comum do Sento é que algumas paredes são decoradas com paisagens típicas do Japão, como é o caso do Monte Fuji, para levar seus clientes a um ambiente ideal.

O procedimento é exatamente o mesmo seguido no ofurô japonês interno; Sim, devemos ir completamente nus, apenas carregados com os produtos de higiene correspondentes e uma pequena toalha para lavar (não para se enxugar). Os restos dos pertences devem permanecer em um armário.

De fato, o desconforto demonstrado pelos jovens diante da nudez é um fator que preocupa os mais velhos, que concebem a experiência do Sento como uma oportunidade de socialização. No entanto, nos últimos tempos, esse caráter mais social está perdendo posições pouco a pouco.


3. Onsen no Japão


Onsen, Ilustração antiga

O país está localizado em uma área de enorme atividade vulcânica, por isso existem muitas áreas com águas termais naturais. É graças a isso que podemos contar com uma grande quantidade de Onsen no Japão; banhos termais naturais localizados em belos enclaves paisagísticos que são considerados uma forma de relaxamento que vale bem a pena.

Sua operação é exatamente a mesma descrita nos tipos anteriores de banho japonês. Embora seja verdade que alguns são misturados, na maioria ainda é proibido entrar com tatuagens; embora com o passar do tempo os japoneses começaram a serem menos rigorosos em relação a essa medida. Além disso, existem dois tipos diferentes de Onsen, o interior (coberto) e o exterior (que é chamado rotenburo).

Onsen no Japão

Suas altas temperaturas, que geralmente giram em torno de 40 ° C podem causar tontura a pessoas que não estão acostumadas a isso. Por esta razão, é aconselhável que o tempo no Onsen não exceda 10 minutos.

Os benefícios do Onsen no Japão são numerosos: além do relaxamento, a riqueza das águas termais em sais minerais possui propriedades terapêuticas para artrite, diabetes, circulação sanguínea e esfoliação corporal.

E onde o Onsen pode ser encontrado no Japão? Embora existam Onsen exclusivos, eles podem ser encontrados em hotéis de estilo tradicional japonês. Neles você pode não apenas desfruta do Onsen, mas também vive uma autêntica experiência japonesa que inclui vestir-se com yukata (vestimenta japonesa de verão), dormir em um futon ou saborear um típico café da manhã japonês.

No Ryokan, um tradicional hotel de estilo japonês, você não só pode nadar em diferentes Onsen, mas também viver uma experiência japonesa completa: usar uma yukata após o banho, dormir em um futon e ainda desfrutar de um pequeno-almoço japonês típico. Aproveitamos esta oportunidade para recomendar que se você estiver viajando para o Japão, não perca a experiência de passar pelo menos uma noite em um Ryokan.


Veja também:

20 hotéis inacreditáveis que existem pelo mundo

Curiosidades Interessantes sobre o Japão



+ Sobre essa Curiosidade: Japão Banho
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Você sabe como é destruída a camada de ozônio?
  • Qual o motivo de ter o horário de verão?
  • Quando e como surgiu a camisinha
  • Por que as aranhas não ficam presas em suas teias?
  • Por que o homem não foi mais a lua?
  • Em breve você poderá comprar uma chuva de meteoros como presente
  • Curiosidades sobre a Estrela de Belém
  • Porque a mulher entra na menopausa?

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.