CuriosidadeUniversoAstrônomos encontraram alguns dos buracos negros mais massivos do universo

Astrônomos encontraram alguns dos buracos negros mais massivos do universo

Img Mobile - Astrônomos encontraram alguns dos buracos negros mais massivos do universo

Astrônomos encontraram alguns dos mais enigmáticos buracos negros já descobertos no nosso universo. E o mais curioso é que eles não fazem ideia de como os buracos crescem tão rápido.

Um estudo feito sobre dezenas de galáxias dentro de vários bilhões de anos-luz da Terra revelou buracos negros que excedem as expectativas sobre o quanto esses buracos podem crescer.

Essa descoberta não nos ajuda apenas a entender melhor a evolução da construção dos segmentos do nosso universo, mas também nos deixa com uma intrigante questãoComo buracos negros como estes se tornam tão massivos?

Até o momento, apenas os núcleos colapsados de estrelas maciças eram conhecidas como buracos negros.

Parece que não conhecemos o suficiente dessas coisas, e há uma boa razão para isso.

“As galáxias são os blocos de construção do nosso universo e para entender a sua formação e evolução, devemos primeiro entender esses buracos negros”, diz a física Julie Hlavacek-Larrondo, da Universidade de Montreal, no Canadá.

Buraco negro, ilustração

Isso não quer dizer que os buracos negros facilitem o trabalho, então, para resolver esses problemas complicados de estudar, eles são algo que gostam de manter seus segredos escondidos num vazio impenetrável, o trabalho dos astrofísicos são procurar atalhos para entendê-los melhor.

E um desses atalhos é encontrar uma relação entre a massa de um buraco negro e a galáxia que o cerca. Se houvesse uma maneira fácil de combinar o tamanho de uma galáxia com o buraco negro no seu núcleo, isso resolveria muitos problemas.

Assim, Julie juntou-se a outros pesquisadores do Canadá, Espanha e Reino Unido, para estudar as 72 galáxias, num raio de 3,5 bilhões de anos-luz para ver se eles conseguem prever algum tipo de fórmula na estimativa da massa do buraco negro.

Para estimar o tamanho do buraco negro, eles analisaram o espectro de raios-x sendo cuspido pelo disco giratório de gás aquecido sendo sugado para seus poços de gravidade descontrolada.

Os pesquisadores fizeram ligação dessa figura com a luminosidade geral da galáxia circundante.

Pensar que, quanto maior o buraco negro, maior a galáxia, faz sentido, mas não é assim tão simples.

“Descobrimos buracos negros que são muito maiores e muito mais maciços que o esperado”, diz o autor principal do estudo, Mar Mezcua, do Instituto de Ciências Espaciais da Espanha.

Ao invés de crescer junto, as massas de um número de buraco negro superam as expectativas, crescem mais rápido do que outras estrelas em sua constelação.

Para relatar, cerca de 40% desses buracos negros pesavam o equivalente a 10 bilhões de vezes a massa do sol ou até mais.

E eles não são muito maiores. O atual detentor do registro atinge cerca de 17 bilhões de sóis, apesar de outros estudos sugerirem uma gigante massa solar de 40 bilhões de anos-luz de distância.

De um modo ou de outro, esses buracos negros são enormes.


Fonte: Science Alert.



+ Sobre essa Curiosidade: Gravidade Buraco Negro
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Apocalipse - O último livro da Bíblia (Vídeo 5 de 5)
  • Qual a origem do chiclete e do que é feito?
  • Por que as vezes engasgamos?
  • O Primeiro Selo do Brasil
  • Beber muita água pode matar?
  • A Invenção do Post-It
  • Que mistérios o tempo ainda guarda?
  • Por que o mar é salgado?

Você Sabia?

O único alimento que não apodrece é o mel.