CuriosidadeCotidianoBarulho causa dor de cabeça?

Barulho causa dor de cabeça?

Img Mobile - Barulho causa dor de cabeça?

A poluição sonora pode trazer diversos prejuízos à saúde humana. O barulho pode sim ser um desencadeador de dor de cabeça, principalmente quando as pessoas ficam expostas a volumes elevados por muito tempo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia (SOB), sons acima de 70 decibéis já podem lesar os ouvidos, levando à perda progressiva de audição. Isso pode acontecer com o uso de fones de ouvido e também com a poluição sonora do ambiente.

Os barulhos que causam mais desconforto são os sons de danceterias e fogos de artifício, que podem até causar uma perda irreversível de audição. Um dos primeiros sintomas do ínicio da lesão é o zumbido no ouvido.

Para prevenir dores de cabeça e perdas de audição, é importante agir de forma cuidadosa, evitando a exposição prolongada a som de alta intensidade no dia a dia. É importante lembrar ainda que, além da dor de cabeça, a poluição sonora também pode causar insônia, estresse e hipertensão arterial.

O ideal é que os sons do dia a dia não ultrapassem a intensidade considerada segura para o ouvido humano, que é de até 85 decibéis (dB).



+ Sobre essa Curiosidade: Dor de cabeça