CuriosidadeAnimaisCientistas registram elefante soltando fumaça

Cientistas registram elefante soltando fumaça

Img Mobile - Cientistas registram elefante soltando fumaça

Um elefante registrado em uma reserva natural da Índia deixou os cientistas bastante intrigados e inseguros. O animal estava soltando fumaça pela tromba após ter consumido pedaços de carvão. Os pesquisadores filmaram e fotografaram a cena, sem entender direito o que estava ocorrendo.

O elefante comeu pedaços de carvão em chamas. Pesquisadores da Wildlife Conservation Society (WCS) registraram a fêmea de elefante com uma câmera. O animal estava claramente exibindo um comportamento incomum. Ela estava no Parque Nacional Nagahrole, na Índia.

No vídeo, o mamífero pode ser visto pegando pedaços de carvão com a tromba, colocando-os na boca e exalando uma grande nuvem de fumaça. Os cientistas cogitaram que o animal estive comendo o carvão por questões medicinais.




Confira o relato sobre o elefante fumante!



Segundo Varun Goswami, cientista da WCS India e biólogo de elefantes, o elefante parecia querer soprar as cinzas do carvão. O pesquisador também relevou que os carvões carbonizados de madeira podem servir como um laxante para os paquidermes. Por isso, ingerir o carvão não faz mal para os elefantes, desde que o material seja consumido em seu estado natural após incêndios florestais e relâmpagos.

O Parque Nacional Nagahrole, no sudeste da Índia, abriga espécies ameaçadas de elefantes, como, por exemplo, os elefantes asiáticos. A área também possui bisontes indianos e tigres.

Os pesquisadores da WCS visitaram o parque como parte de um projeto de longo prazo para estudar tigres e suas presas. Eles ficaram empolgados com o local e com o raro vídeo do elefante soltando fumaça.

Elefante Fumando

O elefante asiático selvagem foi registrado por uma das várias armadilhas fotográficas instaladas no parque como parte do programa de monitoramento dos animais.

Os pesquisadores chegaram a ficar cara a cara com o elefante. Ela estava parada e calma. Em seguida, os cientistas perceberam a cena inusitada, que nunca haviam testemunhado antes. A visão era incrível: parecia que o elefante estava fumando. Os especialistas ficaram tentando decifrar a natureza dessa ação.

O animal revirava um tronco cheio de cinzas, trazia o carvão para perto da boca e soprava uma nuvem de fumaça! O elefante estava literalmente tentando comer o carvão de madeira, um material que possui propriedades de ligação com toxinas. Embora não tenha muito valor nutricional, os animais selvagens conseguem extrair propriedades medicinais desse tipo de carvão.


Fonte / Crédito das imgens: Wcs India


Veja também:

Caçador de rinocerontes é morto por elefante e comido por leões na África do Sul

Chimpanzé russo desenvolve vício em bebida alcoólica e tabaco

Surreal: os animais também adoram ficar chapados



+ Sobre essa Curiosidade: Elefante Cigarro