Como tirar a Segunda via do CPF?

O CPF, Cadastro de Pessoas Físicas, é um dos principais documentos dos brasileiros, essencial para várias finalidades, como, por exemplo, para fazer compras, ter crédito, tirar passaporte, entre outros objetivos.

Com a pandemia de coronavírus e a aprovação do auxílio emergencial de R$ 600 do Governo, muitas pessoas se viram obrigadas a regularizar o CPF para conseguir a aprovação da ajuda financeira.

Muitos brasileiros não sabem, mas é possível tirar a segunda via do CPF pela internet. A emissão do documento pode ser solicitada em algumas situações específicas, como nos casos em que o cidadão é assaltado ou perde seu CPF.

Vale ressaltar que a instituição responsável pela emissão do CPF é a Receita Federal. Sendo assim, todas as informações importantes sobre o documento estão disponíveis no site oficial da receita. [Receita.economia.gov.br]

Outra informação que precisa ser reforçada é que a emissão do cartão do CPF já não está mais disponível. O documento físico foi substituído pela versão digital, que pode ser impressa, caso o cidadão deseje.

No site da Receita Federal, as pessoas podem fazer a emissão do comprovante de cadastro de inscrição no CPF. Na página, é preciso escolher entre três opções:



Opção Número 1


Para as pessoas que não apresentaram a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física em nenhum dos dois últimos exercícios. Neste caso, é possível fazer a impressão simplificada do documento.

Opção Número 2


Para as pessoas que apresentaram a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física em pelo menos um dos dois últimos exercícios. Neste caso, o cidadão pode solicitar o atendimento virtual (e-CAC).

Opção Número 3


Para quem possui um código de atendimento gerado após solicitação realizada em alguma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios. Neste caso, a pessoa pode fazer a impressão do código de atendimento no site.

Instruções



Para as pessoas que se enquadram na opção 1, de quem não declarou o Imposto de Renda, basta clicar aqui e preencher as informações necessárias, que são: número do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor. Em seguida, basta clicar em enviar. O comprovante gerado terá o número da inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas.

Cidadãos que não sabem o seu número de CPF precisam entrar em contato por e-mail com a unidade da Receita Federal em seu Estado, junto com uma relação de documentos.

O CPF é importante por que registra todas as pessoas que vivem no Brasil. O documento pode ser emitido, inclusive, por estrangeiros que moram no país. O número do CPF tem 11 dígitos.

O procedimento para tirar a segunda via do documento é bastante simples. Para imprimir o CPF, você precisa ter uma impressora em casa ou pode salvar o comprovante em um dispositivo e levá-lo para a impressão em uma papelaria ou lan house.

Aplicativo de Celular - CPF - Pessoa Física: Android e iPhone - iOS


Veja também:

Como consultar o saldo do Cartão Cidadão?

Como tirar a Segunda via do CPF?

Curiosidades Relevantes

Leia Mais